Itaquá aponta déficit de R$ 140 mi e Mamoru vai rever contratos

A Prefeitura de Itaquaquecetuba está com um déficit de aproximadamente R$ 140 milhões. Por conta da situação financeira, o prefeito Mamoru Nakashima (PTN) vai rever os contratos da administração. A afirmação foi dada ontem pelo secretário de Finanças Willian Harada.
Outro item apontado por Harada é a questão envolvendo a previsão do orçamento da cidade para este ano. Segundo ele, diferentemente do aprovado pela Câmara no ano passado, o município não deve arrecadar os R$ 546,6 milhões estimados. Mas, sim, aproximadamente, R$ 410 milhões.
Para o gestor da pasta, a administração anterior "superestimou" os valores para 2013 de maneira intencional. Isso porque, a situação já não era positiva em 2012 para fazer tamanha projeção. "Até 27 de dezembro a arrecadação era de R$ 386,1 milhões, sendo que a previsão era de R$ 426 mihões", observou.
Ele e todos os demais 15 secretários municipais deram, na tarde de ontem, de uma breve explanação da situação de todas as pastas. O evento aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME).
Conforme detalhou Harada, a Prefeitura está com muitas dívidas. Entre elas, com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e com o Insituto de Previdência Municipal (IPMI). "Por causa disso, estamos sem condições, agora, de buscar recursos externos, com governo federal", exemplificou.
Para um município conseguir a liberação de recursos da União, pendências desse nível precisam estar quitadas ou em dia. Por isso, o próprio secretário atentou que a pasta vai procurar reparcelar as dívidas.
Apesar da situação financeira crítica na cidade, o prefeito Mamoru Nakashima (PTN) destacou que a administração fará de "um tudo" para amenizar os problemas. Para isso, reforçou que todos os secretários são técnicos em seus respectivos assuntos. Portanto, espera enxugar ao máximo os ?gargalos?.
E mesmo otimista com relação ao assunto, Mamoru não poupou críticas ao governo do ex-prefeito Armando Tavares Filho (PR), o Armando da Farmácia. "Há prédios que estão há cinco, seis meses com os alugueis atrasados".
Por causa disso, a Secretaria Municipal de Promoção Social foi praticamente despejada do endereço que mantinha numa área nobre na Avenida João Barbosa de Moraes, 157, na Vila Zeferina. Desde o final do ano, a pasta funciona no antigo prédio da Câmara, na Avenida Emancipação, no Centro.
Apesar desse problema, o prefeito atentou que está tentando entrar em entendimento com o proprietário do local para, talvez, fazer com que a secretaria volte a ocupar o prédio anterior. Mas, isso pode levar um tempo.
"Todos os alugueis estão com, no mínimo, seis meses atrasados. Primeiro, então, pretendemos renegociar os valores. Vamos chamar todos (os credores) e vamos ver o valor de mercado, ver os contratos. Mas, há grandes chances da gente procurar outros lugares".
Segundo o político, em alugueis com prédios alugados, a Prefeitura chega a gastar R$ 2 milhões por mês.

REGIÃO
Fonte: Diário de Suzano ed.: 9403 - 05 de janeiro de 2013

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