Trabalho emergencial de coleta de lixo chega a novos bairros de Ferraz

Nesta sexta-feira (4), o trabalho foi feito na Vila Margarida.
Regularização deve ocorrer entre dia 20 e 22 de janeiro, segundo prefeitura.

Nesta sexta-feira (4), o mutirão de limpeza que é feito em Ferraz de Vasconcelos chegou à Vila Margarida, segundo a prefeitura. O trabalho emergencial começou na quarta-feira (2) e o lixo foi recolhido na Vila Romanópolis, no Parque São Francisco e na Vila Correa, de acordo com a administração municipal.

O farmacêutico Dilson da Silva Alves, que mora e trabalha na Vila Correa, informou na manhã desta sexta que havia poucos sacos de lixo nas ruas, que eram apenas os detritos do dia. "A grande quantidade acumulada, que chegava a ser lixo de uma semana inteira, já foi retirada", explica.

Mas o mesmo não pode dizer a aposentada Marilene de Souza, moradora da Rua Max Geralach, na Vila São Paulo. Ela diz que a irregularidade na coleta começou logo depois da eleição, em outubro. "Eu coloco o lixo em um terreno e queimo, mas, com a chuva, isso não é possível. A gente convive com mau-cheiro, com bichos", reclama.

Desde outubro, coleta é irregular em Ferraz,
segundo moradores. (Foto: Jenifer Carpani / G1)
De acordo com a prefeitura, a situação deve ser regularizada entre os dias 20 e 22 de janeiro. Até lá, além dos funcionários da coleta, os contratados da Frente de Trabalho também fazem parte da equipe do mutirão.

Nesta sexta-feira (20), vereadores e o secretário de Serviços Urbanos, Franco Douglas, também recolhiam lixo nas ruas, segundo a Secretaria de Comunicação.

Histórico
O problema do lixo em Ferraz de Vasconcelos já foi assunto no G1 diversas vezes. A antiga administração informou que o motivo da irregularidade eram defeitos nos caminhões.

A situação se agravou ainda mais depois das festas de fim de ano. Sem ter onde colocar os detritos, o lixo se espalhava pelas calçadas, em terrenos e até no meio de algumas ruas.

Na quarta-feira (2), o prefeito eleito, Acir Filló (PSDB), ajudou no trabalho de coleta por causa do início do mutirão para regularizar a situação.

Fernanda LourençoDo G1 Mogi das Cruzes e Suzano - 04/01/2013

Prefeito Acir Filló ajuda a recolher lixo. (Foto: Pedro Carlos Leite/G1)


Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV