Apesar da falta de estrutura, prefeitura de Itaquá tenta tapar buracos

De acordo com a Secretaria de Obras, prefeitura não tem condições de resolver o problema em toda a cidade

As chuvas das últimas semanas fizeram grandes estragos em ruas e avenidas de Itaquaquecetuba e produziram mais um grande desafio para o governo do prefeito Mamoru Nakashima (PTN), uma vez que a gestão anterior deixou a prefeitura sem dinheiro e com máquinas e equipamentos sucateados. Em razão da falta de recursos e de estrutura para desenvolver uma Operação Tapa-Buraco em toda a cidade, a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos destacou que o trabalho de recuperação das vias será desenvolvido de acordo com as condições da administração.

Na semana que passou, o DAT constatou o crescimento no número de buracos em diversas vias importantes e de grande movimento de veículos e pedestres. A avenida Emancipação, utilizada por dezenas de linhas de ônibus e milhares de carros todos os dias, está bastante comprometida nas imediações da Delegacia de Polícia Central.
A avenida Ítalo Adami está muito esburacada no trecho próximo da divisa com o município de Poá. A estrada Walter da Silva Costa, na altura da Vila Sônia, na periferia, já está praticamente intransitável.
Sem programação
O secretário de Obras e Serviços Urbanos, Amilton Pegoraro, explicou ao DAT que não existe uma programação para tapar os buracos. "Não existe porque a cidade possui apenas duas equipes de para este trabalho e apenas um compactador mecânico. Aliás, esse serviço deverá ser terceirizado no segundo semestre. Também não existe a possibilidade de realizar um mapeamento da cidade para localizar os buracos, já que não há dinheiro para isso, ou seja, o buraco vai aparecendo e a prefeitura vai tampando, o mesmo serve para recapeamento", argumentou. "Quando uma equipe está com o compactador, a outra joga o asfalto e passa o caminhão por cima", acrescentou o chefe da pasta.

Foi mencionada pelo secretário também a falta de suprimentos para tapar os buracos, já que o a administração anterior não teria comprado esses insumos. "Deve sair uma licitação em breve para a compra desses materiais", acrescentou Pegoraro.

Bras Santos
De Itaquá

Avenidas Emancipação e Ítalo Adami são algumas das mais 
prejudicadas, em especial após as chuvas

Fonte: Diário do Alto Tietê - 08/02/2013
Foto: Daniel Carvalho


Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV