Limpeza de galerias de águas pluviais previnem problemas com chuvas em Jundiapeba


A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos está realizando a desobstrução de galerias de águas pluviais no distrito de Jundiapeba, uma das medidas adotadas para minimizar os problemas causados pelas chuvas na região. Para garantir maior eficiência e alcance nos serviços, estão sendo utilizando um equipamento especial, chamado hidrojato, em que a força da água retira as barreiras existentes na tubulação.

Nesta terça-feira (26/02), os trabalhos estão concentrados na praça Veteranos de Guerra, no trecho da alameda Santo Ângelo entre as avenidas Áurea Martins dos Anjos e Lourenço de Souza Franco. A tubulação é responsável pelo escoamento de parte da drenagem da região central de Jundiapeba e encontra-se obstruída, sobrecarregando outra galeria que corre paralelamente.

Até aqui, cerca de 50 metros da tubulação, que possui 800 mm de diâmetro já foram desobstruídas. Os trabalhos continuarão durante os próximos dias e a expectativa é que mais 200 metros de galerias, somente na alameda Santo Ângelo recebam o serviço.

“O distrito de Jundiapeba possui uma topografia plana, o que, naturalmente, dificulta o escoamento da água. Sendo assim, é importante que o sistema de drenagem esteja apto para receber este volume, principalmente em épocas de chuvas mais intensas. Por isso, a Prefeitura acompanha constantemente a estrutura e, sempre que necessário, realiza a manutenção”, explicou o secretário municipal de Serviços Urbanos, Nilmar de Cássia Ferreira.

O secretário lembrou que, com a desobstrução desta galeria de águas pluviais, haverá uma melhoria na drenagem da região no entorno da alameda Santo Ângelo, além de trechos da avenida Lourenço de Souza Franco. As duas vias tiveram problemas recentes com acúmulo de água em dias de fortes chuvas.

Após o término desta etapa dos serviços, as equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos trabalharão na limpeza da galeria existente na rua Adriano Pereira. Neste caso, a tubulação possui cerca de 300 metros e, além da via, também passa por um trecho da avenida Lourenço de Souza Franco e da rua Alexandre Andreotti. (LM)

Trabalho, que busca melhorar escoamento de água, já foi feito 
em 50 metros da galeria existente na praça Veteranos de 
Guerra e continuará em mais 200 metros de tubulação

Fonte: Secom/ Mogi - 27/02/2013
Fotos: Guilherme Berti

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV