Prefeitura de Ferraz planeja instalar lixeiras ecológicas

Preocupada com a qualidade de vida da população e com a limpeza das ruas de Ferraz de Vasconcelos, a Secretaria Municipal de Verde e Meio Ambiente realizou na manhã de ontem (31 de janeiro) um estudo técnico para que, em breve, seja possível a instalação de lixeiras de coleta seletiva no centro da cidade. Esta seria a primeira de muitas outras ações políticas socioambientais que a pasta pretende desenvolver durante o governo do prefeito Acir dos Santos (PSDB), o Acir Filló. O resultado do levantamento deve ser divulgado em até dez dias.

As calçadas das avenidas Quinze de Novembro e Brasil, e as ruas Otávio Rodrigues Barbosa e Juvenal Guerra passaram por vistoria na manhã de ontem. O levantamento foi realizado pelo secretário municipal de Meio Ambiente, o advogado Clóvis Caetano, e pelas arquitetas Natália Domingos Lima da Silva e Gláucia Menossi Bizinha, da Secretaria de Planejamento de Ferraz.

Um dos pontos ressaltados pelo chefe da pasta durante a inspeção preliminar, é que a instalação dos recipientes é providencial, também, para evitar enchentes na cidade, já que minimiza a quantidade de resíduos, que, espalhados pelas ruas, entopem bueiros, dificultando a evasão das águas das chuvas.

A análise das vias públicas vai servir para determinar onde exatamente serão instaladas as lixeiras para a coleta seletiva, já que, hoje, numa via, encontra-se até três, contudo, um bem afastado do outro. Caetano observa que o estudo é imprescindível para saber quantos recipientes as vias escolhidas em Ferraz poderão comportar e que distância deverá ser adotada entre os mesmos, para que a iniciativa não prejudique o passeio público.

Nos planos de Caetano também está investir no plantio de mudas de árvores e floreiras:

“Vamos trabalhar duas importantes pontas: a consciência educacional dos munícipes no que reside a reciclagem é uma. Com as lixeiras ecológicas, a população poderá dispensar os resíduos de forma organizada e separada, de acordo com o gênero (plástico, papel, metal e vidro). Além disso, pretendemos investir no paisagismo, melhorando o visual urbanístico da cidade”, conclui o secretário.

Estudo preliminar foi realizado na manhã de ontem (31 de janeiro)
 pela Secretaria Municipal de Verde e Meio Ambiente; além de trabalhar
 a conscientização dos munícipes quanto à reciclagem de resíduos, iniciativa
 poderá contribuir no combate às enchentes

REGIÃO
Políticas socioambientais
Fonte: Secom/ Ferraz - 01/02/2013
Foto: Jovino Souza

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV