Dia Nacional do Consumidor será lembrado em Ferraz com atendimentos ao ar livre


Para ouvir as queixas da população e elucidar dúvidas, dez técnicos do Procon da cidade estarão na área externa do Centro Cultural nesta sexta-feira (15 de março); estimativa é que mais de cem atendimentos sejam feitos entre 9 e 17 horas

Em referência ao Dia Nacional do Consumidor, a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Ferraz de Vasconcelos vai promover uma ação especial nesta sexta-feira (15 de março) na cidade. Com o tema “Consumidor Consciente”, a atividade vai abarcar atendimentos ao público na área externa do Centro Cultural (praça dos Trabalhadores, s/ nº, centro), entre 9 e 17 horas.

Amanhã, de forma excepcional, o Procon ferrazense deixará sua sede, localizada no Centro de Integração e Cidadania (CIC), para atuar por um dia em praça pública. O objetivo é aproximar o órgão da população e proporcionar um maior número de atendimentos, fazendo o acolhimento de reclamações e prestando esclarecimentos em alusão à data, que valoriza e garante os Direitos do Consumidor.

A expectativa é que mais de cem atendimentos sejam feitos gratuitamente durante as oito horas em que os trabalhos forem executados a céu aberto. Para ouvir as queixas da população e elucidar dúvidas, o Procon vai montar tendas que servirão de abrigo para os trabalhos de dez técnicos do órgão. A equipe dará auxílio aos ferrazenses que, por ventura, tiveram seus direitos, na qualidade de consumidores, feridos.

Orientações das mais diversas naturezas que tenham relação com o consumo serão prestadas. Elas serão voltadas, sobretudo, aos direitos dos idosos, principalmente no que tange empréstimos financeiros, contratos, abusos na relação de consumo e procedimentos a serem adotados em caso de supostas irregularidades, bem como sobre detalhes do Código de Defesa do Consumidor.

As maiores dúvidas e reclamações, segundo o Procon de Ferraz, recaem sobre crédito consignado (sobretudo para aposentados) e nos serviços prestados por telefonia (móvel e fixo) e por agências bancárias.

A coordenadora do órgão na cidade, Miriam Melchiori de Matos, considera importante a realização de uma ação desta natureza ao ar livre, sobretudo por conta de seu poder de alcance e pelo fato de ser realizada em espaço público, a céu-aberto:

“A população sempre tem muitas dúvidas com relação aos seus direitos. Nesta sexta-feira, poderemos prestar orientação gratuita sobre o que rege o Código de Defesa do Consumidor. Nossa meta é prestar atendimento eficiente e claro, de maneira que sejam tiradas todas as dúvidas que surgirem. É importante, ainda, informar sobre as mais diversas relações de consumo. Informarmos para transformar. Um consumidor consciente de seus direitos, dificilmente, é ignorado em seus questionamentos”, observa a especialista.

Calendário

Criada para proteger, garantir e lembrar sobre os Direitos do Consumidor, o Dia Mundial do Consumidor é celebrado em 15 de março. Sua origem é datada em 1962. Nesse ano, o então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, instituiu a data com o intuito de conceder proteção aos interesses dos consumidores.

Vinte e três anos depois, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) adotou os Direitos do Consumidor como diretriz, dando, assim, legitimidade e reconhecimento internacional à data. No Brasil, a comemoração foi instituída em julho de 2002, pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso.

A lei 10.504 prevê que o Dia Nacional do Consumidor deve ser celebrado no País oficialmente todos os anos em 15 de março, devendo os órgãos federais, estaduais e municipais ligados ao tema promoverem festividades, debates, palestras e outros eventos que possam difundir os Direitos do Consumidor.


Fonte: Secom/ Ferraz - 14/03/2013
Fotos: Jovino Souza

 

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV