Ferraz: Empresários da área educacional participam de palestra sobre higiene e limpeza


Objetivo principal do encontro organizado pela Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos foi orientar o público-alvo quanto às técnicas e às boas maneiras que devem ser adotadas no ambiente escolar para se evitar uma possível contaminação

O setor de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos promoveu uma palestra sobre boas práticas de higiene e limpeza para os proprietários de creches particulares e subvencionadas da municipalidade na tarde de sexta-feira (8 de março). O objetivo principal foi orientar o público-alvo quanto às questões técnicas e às boas maneiras que devem ser adotadas no ambiente escolar para se evitar uma possível contaminação.

Realizado no auditório principal da Associação Comercial e Industrial de Ferraz de Vasconcelos (Acifv), por volta das 15 horas, a palestra teve dois temas centrais, “Laudo Técnico de Avaliação (LTA)” e “Boas Práticas Operacionais - Padrão”. Cerca de 30 profissionais e empresários do segmento participaram da atividade. Durante parte da explanação, que teve à frente Reinaldo Viana, palestrante, advogado e técnico da Vigilância Sanitária de Ferraz, foi valorizada a importância de se desenvolver um trabalho sério dentro das unidades de ensino infantil:

“Esses temas têm relação direta com o desenvolvimento do trabalho nas escolinhas e que incide, fundamentalmente, na vida dos pequenos que frequentam essas instituições. Todo o cuidado adotado é de extrema necessidade quando o assunto gira em torno do cuidado da criança”, complementou o especialista.

Na oportunidade, Viana explanou sobre as formas corretas de limpeza e de higiene que devem ser adotada no dia a dia das creches. O armazenamento adequado de água, para se evitar contaminação, o manuseio e o acondicionamento de equipamentos, de brinquedos e de utensílios, como mamadeiras, também entraram em pauta. O técnico ainda falou a respeito de procedimentos inadequados e os problemas decorrentes.

Na sequência do advogado, a arquiteta Alessandra Presotto Bernardina de Oliveira, também lotada na Vigilância Sanitária de Ferraz, detalhou sobre o LTA, imprescindível para uma creche funcionar legalmente. Validado por um engenheiro ou arquiteto, o documento abarca questões estruturais da sede, como iluminação, ventilação, fluxos no ambiente, entre outros itens que precisam estar dentro dos padrões exigidos pela Vigilância Sanitária.

O coordenador do setor em Ferraz, Paulo Gomes da Cruz, adianta que palestras desta natureza serão oferecidas constantemente no município, com o objetivo de atingir diversos segmentos:

“Essa é uma forma dinâmica de fazer com que os interessados tenham acesso a informações importantes que envolvem diretamente seus negócios. No caso de hoje, quando falamos sobre creches, falamos, também, sobre crianças, sobre o cuidado com elas. Essas unidades precisam seguir normas de funcionamento. Muitos proprietários puderam esclarecer suas dúvidas quanto aos procedimentos considerados padrão e que evitam que haja contaminação e o registro de doenças”, observa.


Fonte: Secom/ Ferraz - 12/03/2013
Fotos: Jovino Souza





Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV