Indústria e Comércio de Itaquá realiza cerca de 500 atendimentos no mês da mulher


Tendo em vista as comemorações alusivas ao “mês da mulher” (especialmente dia 08 de março), sob a anuência do prefeito Mamoru Nakashima, a prefeitura municipal de Itaquaquecetuba realizou diversas atividades em um grande evento denominado: “Hoje é Dia de Cuidar da Mulher – Orgulho de ser Mulher, Orgulho de ser de Itaquá”, organizado pela secretaria municipal de Políticas Públicas para Mulheres, em parceria com diversas outras pastas.
As ações foram realizadas nos dias 08, 09, 10, 16 e 17 de março, em pontos estratégicos espalhados pela cidade, sendo: Praça Padre João Álvares, auditório da secretaria Municipal de Educação, Museu Municipal e unidades escolares.
No que tange ao mercado de trabalho e à sustentabilidade econômica das mulheres, a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio teve participação efetiva em diversos momentos, conforme relatório final das atividades.
“... Foram dois finais de semana de atividades educativas, informativas e de atendimentos diversos realizados com o apoio de servidores voluntários da secretaria que trabalharam em sistema de revezamento para garantir a participação da pasta na programação geral de ações alusivas ao mês da mulher...”, explica o diretor, Mário Toyama.Vejamos alguns destes eventos:
Palestra:
A palestra intitulada “O comportamento da Mulher no Mercado de Trabalho” foi realizada no dia 08 de março, no auditório da secretaria municipal de Educação e reuniu cerca de 30 mulheres.
Na ocasião, os facilitadores Ednilson Rodrigues e Maria de Lourdes Souza ministraram orientações sobre: elaboração de currículos; preparação para entrevistas de emprego; como se portar de modo adequado em um ambiente de trabalho; vestuário; maquiagem e acessórios adequados; assédio moral; gestão financeira, entre outras.
Ao término das orientações, foram sorteadas cestas com produtos de estética e beleza entre as participantes.
Ações na Praça Padre João Álvares:
Durante todo o dia 08 de março, na Praça Padre João Álvares, a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio fez a exposição de alguns de seus programas, tais como: Banco de Vagas do PAT; Empreendedor Individual (Formalização para cabeleireiras, manicures, artesãs, cozinheiras, representantes comerciais etc); Microcrédito Banco do Povo Paulista (microcrédito para empreendedoras de pequeno porte), Carteira de Trabalho – CTPS, entre outros.
Ao todo, cerca de 150 pessoas foram atendidas na “barraca” da secretaria e tiveram suas dúvidas esclarecidas.

Desfile de Modas e Show Sertanejo:
Também no dia 08 de março, a pasta foi uma das parceiras quanto à realização de um desfile de modas e um “show sertanejo” de encerramento, sendo promovidos por uma grande empresa de estética e beleza da cidade, em companhia de uma marca nacional de cosméticos. A expectativa do público presente girou em torno de 100 pessoas.

Ações nas escolas:
E.M CHIOZO KITAKAWA (10 de março): cerca de 100 atendimentos
Rua Pedro de Toledo, 115, Jardim Caiuby

E.M ORLANDO BENTO (16 de março): cerca de 120 atendimentos
Rua Tília, 105, Jardim Adriana 2

E.M MICHEL ALVES (17 DE MARÇO): cerca de 80 atendimentos
Rua Nova Venezza, 442, Jardim Maragogipe

É importante frisar que, independente da data, o poder executivo municipal preocupa-se com as questões voltadas aos interesses femininos. São exemplos as existências do Centro de Especialidades da Mulher, o Procedimento de Notificação Compulsória da Violência Contra a Mulher (lei 2417/2006), o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e a própria Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (organizadora geral do evento).
Para o secretário municipal de Indústria e Comércio, Dalton Luiz Dename: “... Nossa pasta também tem a função de promover a valorização da mulher nos âmbitos social e profissional, assegurando-lhe condições de liberdade e igualdade de direitos e obrigações, bem como sua participação nas diversas atividades econômicas desenvolvidas no mercado de trabalho... Portanto toda iniciativa que tem por objetivo homenagear a ‘mulher’ tem o nosso apoio irrestrito...”.
Vale reforçar que tais atividades fizeram parte de um cronograma maior (contendo apresentação de peças teatrais, serviços de saúde, atividades esportivas, lúdicas, orientações jurídicas etc) promovido pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres.

Fonte: Prefeitura de Itaquá - 19/03/2013
Foto: Osvaldo Birke


Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV