São Paulo e Palmeiras só empatam

O São Paulo teve o zagueiro Lúcio expulso de forma direta aos 5min do segundo tempo, mas conseguiu segurar o empate por 0 a 0 com o Palmeiras, no Morumbi, pela 11ª rodada do Campeonato Paulista, hoje.

No lance que causou a exclusão do defensor são-paulino, o experiente atleta desferiu uma cotovelada no meia chileno Valdivia. O golpe não acertou o adversário em cheio, mas o árbitro Leandro Bizzio Marinho aplicou o cartão vermelho.

Mais uma vez Luis Fabiano jogou mal e foi punido por reclamação 
com um cartão amarelo / Foto Divulgação

Como resultado, o São Paulo chegou aos 23 pontos e ainda mantém a liderança da competição. Apesar de ver uma série de cinco vitórias consecutivas ser encerrada, a equipe conseguiu segurar um tabu que dura há 11 anos. Desde 2002, o clube tricolor não perde para o rival no Morumbi.O Palmeiras alcançou os 17 pontos no torneio.

Agora, as duas equipes têm compromissos pela Libertadores no meio de semana e só voltam a pensar no Estadual dia 17 de março, quando o São Paulo recebe o Oeste, enquanto o Palmeiras visita o São Caetano.

O jogo

Da equipe que enfrentou o argentino Arsenal, na última quinta-feira, o técnico são-paulino Ney Franco manteve a defesa titular. Do meio de campo ao ataque, ele recheou o time com reservas, entre eles o meia Paulo Henrique Ganso.

Wellington, Luis Fabiano e Aloísio foram mantidos na escalação titular. Os dois primeiros estão suspensos na Libertadores e não poderão enfrentar o mesmo Arsenal, na próxima quinta-feira, na

Argentina.

No Palmeiras, o treinador Gilson Kleina não poupou ninguém após a derrota no último lance diante do Tigre, também do país vizinho. O único desfalque foi o lateral esquerdo Marcelo Oliveira, suspenso no Estadual. Juninho o substituiu.

As duas equipes começaram o clássico armadas no 4-4-2, mas o time alviverde estava muito mais preocupado em se defender do que atacar. A esperança era puxar um contra-ataque com a velocidade de Vinícius e a presença de área de Kleber.

O São Paulo teve mais posse de bola e tentou algumas infiltrações em lançamentos longos. Mas a apatia de Ganso e a boa atuação do sistema defensivo palmeirense impediram o sucesso ofensivo tricolor.

A melhor oportunidade na etapa inicial foi dos mandantes e aconteceu aos 8min, quando Douglas, que atuou mais como um ponta direita do que lateral, deixou Luis Fabiano livre na área. O atacante concluiu à meta, porém foi interceptado pelo goleiro Fernando Prass.

Já o Palmeiras só conseguiu chegar uma vez com perigo. Aos 41min, o volante Rodrigo Caio recebeu atendimento após tomar uma cotovelada involuntária de Charles. Com 11 atletas contra 10, os visitantes acharam um espaço com Márcio Araújo. O volante arriscou de fora da área e Rogério espalmou para escanteio.

Na volta do intervalo, Kleina colocou Patrick Vieira na vaga de Charles. A alteração deu resultado, pois o Palmeiras ficou mais ofensivo. Aos 3min, o próprio Vieira chutou com liberdade da marca do pênalti e acertou a trave são-paulina.

Dois minutos depois, Lúcio e Valdivia protagonizaram o lance que animou o confronto. Em uma disputa de bola no meio de campo, o chileno puxou o zagueiro.

Enquanto se levantava, o defensor desferiu uma cotovelada no meia palmeirense. O golpe não acertou em cheio, porém, mesmo assim, o árbitro Leandro Bizzio Marinho expulsou Lúcio de forma direta.

Com um jogador a mais, o Palmeiras quase inaugurou o marcador com Vinícius. Rogério, com dificuldade, colocou a bola para escanteio.

Antes dos 15min, Ney Franco queimou todas suas alterações. Saíram Ganso, Wellington e Luis Fabiano, que acabar de receber amarelo, para as entradas de Jadson, Edson Silva e Osvaldo.
Kleina respondeu com mais duas modificações. Vinícius e Vilson foram substituídos por Leandro e Wesley.

A partir dos 20min, o duelo continuou corrido, mas sem chances claras de gol. O Palmeiras tinha a vantagem numérica em campo, no entanto, não conseguia furar o bloqueio do São Paulo. Assim, o clássico terminou empatado sem gols.

SÃO PAULO
Rogério Ceni, Douglas, Lúcio, Rafael Toloi, Cortez, Wellington (Edson Silva), Rodrigo Caio, Maicon, Ganso (Jadson), Aluísio e Luis Fabiano (Osvaldo). Técnico: Ney Franco

PALMEIRAS
Fernando Prass, Weldinho, Maurício Ramos, Henrique, Juninho, Márcio Araújo, Vilson (Wesley), Valdívia, Charles (Patrick Vieira), Kleber e Vinícius (Leandro). Técnico: Gilson Kleina

Estádio: Morumbi, em São Paulo
Árbitro: Leandro Bizzio Marinho
Assistentes: Fabrício Porfírio de Moura e Claudenir Donizeti Golçaves da Silva
Renda/Público: R$ 537.215,00/18.020
Cartões amarelos: Douglas, Wellington, Jadson, Luis Fabiano (SPO), Patrick Vieira, Kléber, Weldinho (PAL)

Fonte: Diário do Alto Tietê  - 11/03/2013

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV