Secretário de Transportes de Ferraz participará de Fórum Paulista

Adesão do Alto Tietê no evento foi discutida hoje (19 de março), durante reunião realizada em Itaquaquecetuba entre os chefes das pastas municipais de Transportes e de Trânsito da região; segurança viária, desoneração do transporte coletivo e o Plano de Mobilidade Urbana também pautaram o encontro

O secretário de Transportes de Ferraz de Vasconcelos, Júlio Cézar Roriz, vai participar do “Fórum Paulista de Transporte e Trânsito”, marcado para ocorrer no final de maio em Santo André, cidade do ABC Paulista. A adesão do Alto Tietê no evento foi discutida na tarde desta terça-feira (19 de março), durante reunião realizada em Itaquaquecetuba entre os chefes das pastas municipais de Transportes e de Trânsito da região. Segurança viária, desoneração do transporte coletivo e o Plano de Mobilidade Urbana também pautaram o encontro.

Convocada pelo secretário de Transportes de Itaquá, Nobuo Aoki Xiol, a reunião teve início por volta das 15h20, numa sala da Secretaria Municipal de Educação (rua João Vagnotti, 80, centro).

Durante a reunião, Xiol, que é especialista em Transportes, falou da importância da região unificar seu discurso quanto às necessidades que tem no segmento. O objetivo do secretário é servir de porta-voz à região durante a reunião que terá amanhã (20 de março) com a coordenação do “Fórum Paulista de Transporte e Trânsito”, que acontece em maio, em Santo André.

Neste primeiro momento, Xiol, que foi eleito representante da Grande São Paulo para os trabalhos com a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), pretende dilatar a visão dos organizadores do fórum e das autoridades quanto às peculiaridades das cidades do Alto Tietê, sobretudo por se interligarem e por apresentarem problemas viários similares.

Segurança viária, desoneração do transporte coletivo e a aplicabilidade do Plano de Mobilidade Urbana pautaram ao encontro entre os secretários. Para os chefes das pastas de Transportes da região, estes assuntos devem ser tratados como prioridade. Xiol alertou, inclusive, que os municípios terão os anos de 2013 e de 2014 para se adequarem ao plano, já que, segundo a lei federal de 3 de janeiro de 2012, ele deve ser colocado até 2015.

Segundo o secretário de Transportes de Ferraz, apesar de Xiol ser o porta-voz do Alto Tietê, tendo, inclusive, bagagem suficiente para discutir pontos importantes e aparar arestas, o ideal é que os chefes das pastas da região participem do “Fórum Paulista” e, também, do “Fórum Nacional de Transporte e Trânsito”, ao passo em que já devem estudar formas de custear um projeto que possa nortear a aplicabilidade do Plano de Mobilidade Urbana. Xiol acredita que este serviço custe em torno de R$ 140 mil, atualmente:

“Estarei presente no ‘Fórum Paulista’ para discutir essas e outras questões. A iniciativa de Xiol em nos reunir para debatermos nossos problemas em comum já é fantástica. Além de experiente como secretário, ele é especialista no assunto e nos ajuda a não ficarmos patinando em certas questões. De qualquer maneira, as cidades precisam se mexer. Acredito ser interessante cada uma fazer seu estudo. Com esse documento em mãos, poderemos chegar ao custo para colocar o plano em prática e às possibilidades de se buscar recursos em outras esferas”, observa Roriz.

O Plano de Mobilidade Urbana visa reorientar o modelo de urbanização e de circulação das cidades. O objetivo é tornar o segmento mais eficiente nos municípios, facilitando o deslocamento de pessoas e de veículos, com direito a mais qualidade de vida, Meio Ambiente sustentável, grupos sociais includentes e gestão democrática.


Fonte: Secom/ Ferraz - 20/03/2013
Foto: Jovino Souza


Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV