Atletas de Ferraz são classificados para a segunda etapa do Campeonato Paulista
Seis judocas de Ferraz de Vasconcelos vão competir na segunda etapa do Campeonato Paulista Individual de Judô. A classificação foi garantida no último domingo (14 de abril), durante a primeira fase da competição, realizada no Ginásio Municipal “Adão Dias dos Santos”. A segunda etapa será promovida em Rancharia, cidade do interior do Estado de São Paulo. A final acontece no segundo semestre deste ano.
Ferraz de Vasconcelos foi sede da primeira etapa do torneio, que foi idealizado e organizado pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer, e pela Liga Judô Paulista. Aderiram à competição 260 atletas, entre amadores e profissionais. Competidores de 15 cidades do interior e da capital paulista, além de Ferraz, Poá e Santa Isabel, protagonizaram os combates individuais. Todos os municípios participantes são vinculados à Liga Paulista de Judô.
As lutas ocorreram entre 9 e 17 horas, no ginásio que funciona no Jardim Santa Rosa. Os competidores foram organizados pelas seguintes categorias, conforme suas datas de nascimento: Infanto-Juvenil (2011 e 2002), Pré-Juvenil (1999 e 2000), Juvenil (1996, 1997 e 1998), Júnior (1993, 1994 e 1995), Sênior (1979 a 1992) e Máster (1978 e anteriores), nos gêneros masculino e feminino. As chaves também foram instituídas por peso.
Na oportunidade, seis atletas de Ferraz se classificaram para a segunda etapa do campeonato, que acontece em maio em Rancharia: Carlos Alberto (1º lugar da classe Sênior Ligeiro); Júlio Geraldo Santos (3º colocado da classe Sênior Meio Pesado); Wellington Gomes (3º colocado da classe Sênior Pesado); Patrick Henrique Morgon (3º colocado na classe Pré-Juvenil Meio Leve); Vitor Ribeiro (3º colocado na classe Sênior Leve); e Giovana Nunes (3º colocado na classe Pré-Juvenil pesado), única representante feminina classificada no torneio.
Os atletas que se destacarem nas etapas do Paulista terão a chance de participar do Campeonato Brasileiro de Judô, organizado pela Liga Nacional de Judô.
De acordo com o secretário de Esporte de Ferraz, o educador físico e empresário Antônio Marcos Atanázio, sediar o Campeonato Paulista Individual de Judô foi de grande valia para a cidade, uma vez que um dos projetos da pasta é diversificar o esporte, com direito à democratização do maior número de modalidades possível:
“Queremos mostrar que em Ferraz não só se pratica futebol. Todas as atividades esportivas precisam ser valorizadas e, seguramente, durante a nossa gestão, terão total apoio, inclusive para que o município seja representado em torneios regionais, estaduais e nacionais. Para se ter ideia, há mais de oito anos, Ferraz não é sede de um campeonato desta importância”, destaca.
O prefeito de Ferraz, Acir Filló (PSDB), que fez questão de prestigiar o evento no domingo, vê com bons olhos a prática do judô na cidade, bem como a difusão do esporte:
“Como modalidade esportiva, o judô dispensa apresentações. Poucos sabem, no entanto, que trata-se de importante e valiosa ferramenta pedagógica para a formação da criança, do jovem. A atividade forma campeões para o tatame, mas, principalmente, bons cidadãos para a vida”, completa o gestor.
Fonte: Secom/ Ferraz - 16/04/2013
Fotos: Will de Oliveira