Colegiado de Gestão Regional aprova propostas de Arujá
Na oportunidade, foram debatidas e aprovadas algumas solicitações para o município de Arujá, como os pedidos de ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Emília, construção de UBS nos bairros Caputera e Barreto/ Vila Pilar, reforma da unidade CSII e implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento 24 horas.
Também foi discutida e autorizada pelos membros do Colegiado a proposta de adesão do município ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). O objetivo é a captação de recursos financeiros para qualificar o atendimento e melhorar o acesso à atenção básica da rede de Saúde de Arujá.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Clarinda Carneiro, após aprovados os pedidos são encaminhados para a Comissão Intergestora Bipartite (CIB), que é um fórum de pactuação entre os gestores estaduais e municipais. Depois disso, as solicitações serão enviadas à apreciação do Ministério da Saúde.
“O primeiro passo foi dado, colocamos nossas necessidades em pauta e as discutimos com representantes do Estado e da região, que nos deram parecer favorável. Agora temos que aguardar os trâmites legais, mas estamos atentos às oportunidades e empenhados em garantir esses benefícios para o nosso município”, diz Clarinda.
Vagas
Em virtude do problema de falta de vagas para internações nos hospitais do Alto Tietê, os gestores de Saúde também solicitaram reunião com os diretores das unidades de referência para tratar do assunto. Na oportunidade, a direção do DRS 1 – São Paulo se comprometeu a viabilizar o encontro.
Colegiado de Gestão Regional
A reunião do Colegiado acontece mensalmente entre secretários de saúde e técnicos de cada município e representantes da Secretaria de Saúde do Estado (DRS1). O objetivo é que sejam determinadas propostas a serem discutidas pelos secretários do Colegiado Regional de Secretários de Saúde do Alto Tietê.
Fonte: Prefeitura de Arujá - 03/04/2013