Escolas de Poá integram horta à rotina da sala de aula
Ênfase é aproveitamento de material orgânico.
Para gerar esterco, aves foram integradas à horta.
Na era da tecnologia, alunos de escolas municipais de Poá têm o hábito de colocar a mão na terra. De acordo com a prefeitura, 16 escolas têm hortas cultivadas pelos estudantes.
Odair Pereira é o agrônomo que cuida desse trabalho. ““Hoje, devido à informática, as crianças não têm mais contato com a terra. Então a idéia era fazer com que a criança tivesse oportunidade de ter contato com a terra e com os animais”, diz.
A hora do plantio é uma das etapas preferidas pelos alunos. Gustavo Sanches, de 9 anos, se orgulha do resultado do trabalho. Duas vezes por semana ele e toda a sala têm aula na horta. “Eu já aprendi a pirâmide alimentar, as pragas que tem na horta, e gosto bastante”, diz.
Para a nutricionista Roseli Aparecida Pacito, o trabalho mudou os hábitos alimentares de muitos alunos. “As crianças são muito resistentes ao consumo de frutas, legumes e verduras. A gente percebeu que com o projeto elas passaram a aceitar melhor porque fazem parte do processo. Então elas vão lá, elas cultivam, e isso melhorou bastante a aceitabilidade.”
A ênfase do trabalho é o aproveitamento de material orgânico. Até a criação de aves foi adotada para melhorar a qualidade da terra. O esterco produzido por patos e galinhas é aproveitado. O material orgânico melhora a qualidade do solo. Em uma das escolas são cultivados dez tipos diferentes de hortaliças, além de frutas.
Para gerar esterco, aves foram integradas à horta.
Odair Pereira é o agrônomo que cuida desse trabalho. ““Hoje, devido à informática, as crianças não têm mais contato com a terra. Então a idéia era fazer com que a criança tivesse oportunidade de ter contato com a terra e com os animais”, diz.
A hora do plantio é uma das etapas preferidas pelos alunos. Gustavo Sanches, de 9 anos, se orgulha do resultado do trabalho. Duas vezes por semana ele e toda a sala têm aula na horta. “Eu já aprendi a pirâmide alimentar, as pragas que tem na horta, e gosto bastante”, diz.
Para a nutricionista Roseli Aparecida Pacito, o trabalho mudou os hábitos alimentares de muitos alunos. “As crianças são muito resistentes ao consumo de frutas, legumes e verduras. A gente percebeu que com o projeto elas passaram a aceitar melhor porque fazem parte do processo. Então elas vão lá, elas cultivam, e isso melhorou bastante a aceitabilidade.”
A ênfase do trabalho é o aproveitamento de material orgânico. Até a criação de aves foi adotada para melhorar a qualidade da terra. O esterco produzido por patos e galinhas é aproveitado. O material orgânico melhora a qualidade do solo. Em uma das escolas são cultivados dez tipos diferentes de hortaliças, além de frutas.
Do G1 Mogi das Cruzes e Suzano - 01/04/2013