Ferraz promove evento pelo Dia Mundial do Autismo

Com concentração na praça da Bíblia, uma caminhada será realizada até o Parque Nosso Recanto, onde serão ministradas minipalestras voltadas à compreensão da síndrome; expectativa é que mais de 300 pessoas participem da ação, que terá início às 8 horas

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos vai promover nesta terça-feira (2 de abril) um evento especial em referência ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Com concentração na praça da Bíblia (rua Godofredo Osório Novaes, centro), uma caminhada será realizada até o Parque Nosso Recanto (rua Lourenço Paganucci, 1.111, Jardim Pérola), às 8 horas. No local, serão ministradas minipalestras voltadas à compreensão da síndrome. A expectativa é que participem mais de 300 pessoas.

A iniciativa será realizada pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com as pastas de Saúde, Promoção Social, Segurança e Mobilidade Urbana e Cultura de Ferraz. O projeto foi desenvolvido pela Equipe Pedagógica da secretaria comandada pela professora Maria Aparecida Cervan Vidal, atendendo à determinação do prefeito Acir Filló (PSDB), que decidiu acolher a sugestão de duas mães de autistas de Ferraz. Segundo Sueli de Oliveira Costa e Josie Xavier Matos, há na cidade cerca de cem portadores da síndrome e pouco esclarecimento sobre o assunto.

A atividade em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo será realizada a partir das 8 horas, com concentração na praça da Bíblia. De lá, autoridades, autistas e seus familiares, e os coordenadores pedagógicos das 42 instituições de ensino da rede municipal vão caminhar até o Centro de Vivências do Parque Nosso Recanto. A expectativa é que participem da ação cerca de 300 pessoas.

Durante a caminhada, os participantes vão usar camisetas referentes à data e levarão consigo faixas e bexigas nas cores do autismo, azul e branca. No parque, quatro estandes serão montados para abrigar minipalestras sobre o universo daqueles que têm a síndrome: “Conflitos da família do autista”, “Diagnóstico do autismo”, “Alimentação do autista” e “Benefício de Prestação Continuada”, que trata sobre o repasse que o portador tem direito de receber do governo federal. Os temas serão abordados por médicos que atuam na municipalidade ferrazense.

Segundo a secretária municipal de Educação, o principal objetivo do evento é sensibilizar a população para os problemas que um autista e sua família enfrentam no dia a dia, justamente por conta das limitações que a síndrome impõe, além de valorizar a data que convida para a reflexão acerca da questão:

“É preciso, ainda, reiterar a necessidade de termos um cuidado especial com o autista, inclusive como aluno, ao passo em que devemos oferecer um atendimento diferenciado, facilitando seu convívio com a sociedade”, complementa Cervan.

O prefeito Acir Filló não pensa diferente. O gestor defende que, apesar de o autista não saber interagir socialmente de forma consciente, apresentar certa dificuldade para se comunicar, ostentar comportamento repetitivo, às vezes, e se colocar distante do mundo que o rodeia, ele deve ser tratado como todos os outros, com carinho, respeito e consideração elevada:

“Aqui em Ferraz, pelo menos, teremos esta atividade, para lembrarmos do Dia Mundial da Conscientização do Autismo, criado pela Organização das Nações Unidas em 2007. Vamos trabalhar, inclusive, para que a data possa fazer parte do calendário oficial do município”, considera o prefeito de Ferraz.


Fonte: Secom/ Ferraz - 02/04/2013
Foto: Jovino Souza


Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV