Lançamento do Pacto Nacional pela Alfabetização acontece amanhã em Ferraz
Atividade terá início às 8 horas, com a participação do prefeito Acir Filló (PSDB) e da secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Cervan Vidal; 216 educadores da rede passarão por formação para melhorar o processo de alfabetização na rede de alunos de 6 a 8 anos
Para marcar a adesão de Ferraz de Vasconcelos ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa acontece neste sábado (20 de abril), na cidade, o lançamento da formação que será realizada com professores da rede nos próximos dois anos acerca do tema. A atividade terá início às 8 horas na Escola Municipal de Educação Fundamental (Emef) “Antonio Bernardino Correia” (rua Jorge Tibiriçá, 440, Vila Corrêa). Além do prefeito de Ferraz, Acir Filló (PSDB), a secretária municipal de Educação, professora Maria Aparecida Cervan Vidal, também vai participar da cerimônia.
A exemplo de outras cidades brasileiras, Ferraz, por meio de da Secretaria Municipal de Educação, aderiu ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Trata-se de um compromisso firmado entre os governos federal e estadual e os municípios de todo o País que garante a alfabetização de todas as crianças até os 8 anos de idade, ou seja, até o fim do ano letivo do 3º ano do ensino fundamental.
Para que a meta seja alcançada em Ferraz, o município vai capacitar 216 professores que lecionam nas classes de 1º, 2º e 3º ano do fundamental. Marcado para amanhã, o lançamento também vai servir de pano de fundo para a apresentação do programa Pró-Letramento. É esta metodologia que propõe aos educadores estudos e atividades práticas no momento em que o aluno, nos seus primeiros anos de vida, aprende a ler e a escrever.
Com o objetivo central de otimizar a atuação dos educadores, o curso terá duração de dois anos. A primeira etapa abrange Língua Portuguesa. A disciplina será abordada no decorrer de 2013. Já em 2014, os professores verão Matemática. A carga horária é de 120 horas por ano. As aulas acontecerão aos sábados, das 8 às 17 horas, na “Antonio Bernardino Correia”, popularmente conhecida como ABC. As ações serão coordenadas pela responsável pelo Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação, Marlene Drulis Oliveira, e pela professora técnica pedagógica de Alfabetização da Prefeitura de Ferraz, Adriana Carla Lopes Marques.
Para exercer a função de orientadoras de estudo, nove coordenadoras da Secretaria Municipal de Educação passaram por formação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).
Para a secretária de Educação de Ferraz, a adesão de Ferraz quanto ao programa chega em boa hora, já que a cidade ainda trabalha para melhorar sua colocação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), de responsabilidade do governo federal. Segundo a gestora, que por mais de dez anos atuou como secretária-adjunta de Educação da Prefeitura de Mogi das Cruzes, há no município em torno de 7,5 mil crianças em idade de alfabetização.
“Este pacto vem ao encontro de nossas expectativas. Formando nossos professores para que possamos aplicar uma metodologia forte e qualitativa no ensino de nossos alunos, vamos melhorar a educação como um todo. Infelizmente, hoje, muitos estudantes chegam à 5ª série com deficiências de escrita e de leitura”, completa Cervan.
Filló, que vê a Educação como prioridade em seu governo, é a favor do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa:
“Fui alfabetizado ainda criança e sei o quanto isso faz diferença no futuro de um estudante. Se fortalecermos o ensino nos primeiros anos de vida, teremos um aluno melhor preparado no futuro para a aplicação de outros importantes projetos pedagógicos”, atesta o gestor tucano.
Fonte: Secom/ Ferraz - 19/04/2013
Fotos: Jovino Souza