Poá: Obras dos quiosques vão ser retomadas com nova licitação

Projeto está parado desde 2011; Prefeitura de Poá fará outra contratação de empresa para finalizar trabalhos

O projeto para a instalação de 25 quiosques na Praça da Bíblia, em Poá, foi refeito e uma nova licitação para contratar a empresa que executará as obras será aberta nos próximos dias. Essas informações são do secretário de Obras, Genésio Severino da Silva. Ele se manifestou por meio da Secretaria de Comunicação (Secom) e, de certo modo, eliminou parte do "mistério" que envolve esse investimento da prefeitura. Aparentemente simples e de fácil execução, a proposta dos quiosques se arrasta desde 2011.

Na semana passada, o Dat verificou que uma placa que estava instalada há vários meses com informações sobre a obra, que nem chegou a ser iniciada, foi retirada da área onde as coberturas seriam colocadas.

Na placa removida constava a informação de que a empresa TY Ltda. Epp, contratada por mais de R$ 350 mil pelo governo do prefeito Francisco Pereira de Sousa (PDT), o Testinha, construiria os quiosques ainda em 2012.

Ao ser questionada sobre a retirada da placa oficial instalada pela prefeitura, a Secom explicou que a obra será retomada após a realização de uma nova concorrência pública, que será norteada pelo novo projeto. A prefeitura poaense não revelou, entretanto, os motivos que levaram a Secretaria de Obras a elaborar um novo projeto para essa obra e também não revelou porque a empresa TY Limitada não executou o serviço para o qual foi contratada. Também não se sabe se a TY chegou a receber parte do valor estabelecido em contrato para a construção dos quiosques. A contratada chegou a cercar o espaço reservado para os quiosques com tapumes.

Modelo
Apesar da demora da prefeitura em definir a instalação dos quiosques, a Praça da Bíblia é considerada um modelo de espaço público na região. Semanas atrás, a reportagem conversou com frequentadores da praça Padre João Álvares, que é considerada a principal de Itaquaquecetuba.
Os entrevistados destacaram a necessidade de revitalização no local e observaram que a Praça da Bíblia de Poá poderia servir de modelo para o governo municipal melhorar o espaço.

Bras Santos
De Poá

Área verde está cercada por tapumes e permanece 
sem qualquer utilização / Foto: Jorge Moraes

Fonte: Diário do Alto Tietê - 17/04/2013


Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV