Prefeito de Ferraz descentraliza atendimento de saúde no Jardim Castelo
Ao entender que o atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Castelo não estava sendo realizado de forma satisfatória para a população local, o prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir Filló, determinou ao secretário municipal de Saúde, Juracy Ferreira da Silva, que descentralizasse a unidade em duas divisões, migrando uma para outra sede – mais espaçosa e com maior infraestrutura. Desde ontem (25 de abril), os serviços da rede básica são prestados em novo endereço.
A mudança defendida pelo chefe do Poder Executivo recaiu na subdivisão de atividades que abarca o posto de saúde do Jardim Castelo, um dos mais antigos do município e que funciona no número 147 da rua Miguel Dib Jorge. A descentralização ocorreu em duas frentes. Uma compreende o tratamento oferecido aos pacientes do Centro de Fisioterapia. A outra faz jus ao atendimento de saúde básica. Contudo, ambas continuam abrigadas no mesmo bairro, contudo, em endereços distintos.
Há mais de 15 anos, a UBS do Jardim Castelo concentrava reabilitação e atendimento em posto de saúde. Isso, segundo Filló, prejudicava a qualidade do atendimento das duas divisões, o que justifica sua determinação quanto à descentralização:
“Quando assumimos a gestão municipal oficialmente em 2 de janeiro deste ano, encontramos um prédio ao lado do popular Castelo (construção antiga do bairro Jardim Castelo) completamente abandonado. Diante dessa situação, resolvemos aproveitar a edificação para melhorar o atendimento à população, descentralizando os serviços de saúde oferecidos naquela região”, valida Filló.
Desde quinta-feira, os serviços básicos de saúde estão sendo empreendidos neste equipamento público, localizado no número 78 da rua do Castelo. O funcionamento ao público acontece de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.
No endereço antigo, permaneceram os serviços do Centro de Fisioterapia, que, de acordo com o secretário municipal de Saúde, será incrementado dentro das próximas semanas, com direito à intervenções significativas:
“Na semana que vem, pretendemos dar início à reforma do local onde ocorrem as reabilitações. As dependências deverão ser ampliadas. Após a conclusão das obras, a unidade receberá duas viaturas adaptadas para transportar os pacientes que necessitam realizar fisioterapia. Estamos trabalhando para humanizar ainda mais o atendimento prestado na rede básica de saúde”, adianta Silva.
Fonte: Secom/ Ferraz - 25/04/2013
Fotos: Will de Oliveira