Prefeitura de Mogi lança dois importantes programas para comemorar o Dia Mundial da Saúde


Para oferecer ainda mais segurança no atendimento aos usuários, a Prefeitura de Mogi das Cruzes está implantando dois importantes serviços na área de saúde: a Entrega Informatizada de Medicamentos e o Programa “Jogue Certo”, que garante o descarte correto de medicamentos sem utilização. As novas ações foram divulgadas pelo secretário municipal de Saúde, Paulo Villas Bôas de Carvalho, e pelo adjunto Marcello Cusatis, nesta segunda-feira (08/4), em comemoração ao Dia Mundial da Saúde.

A Entrega Informatizada de Medicamentos é uma nova etapa do SIS – Sistema Integrado de Saúde criada para a dispensação dos remédios via prontuário eletrônico do paciente. “A principal vantagem deste novo sistema é oferecer maior segurança aos pacientes, porque permite rastrearmos os medicamentos dispensados em caso de necessidade, além da emissão de relatórios para um controle ainda mais rigoroso dos estoques”, explicou o secretário adjunto de Saúde.

Atualmente, 24 unidades de saúde já estão capacitadas para a entrega informatizada dos medicamentos. O sistema registra ao histórico do paciente, informações importantes como medicamentos dispensados e profissional médico. “A utilização do cartão SIS está se tornando cada vez mais necessária. Nesse caso, a principal orientação aos pacientes é, para quem já tem o cartão, que mantenha os dados atualizados e, para quem ainda não tem, que providencie o quanto antes para facilitar o acesso aos serviços municipais de saúde”, acrescenta.

Já o Programa de Descarte Correto de Medicamentos será um serviço voltado para o recolhimento e a destinação correta de medicamentos vencidos ou sem uso pela população. “O objetivo é recolher estes produtos e dar o destino correto, que é a incineração, para evitar acidentes domésticos, contaminação do meio ambiente e outros problemas que podem ocorrer”, explicou o secretário.

Na prática, qualquer cidadão poderá levar medicamentos vencidos ou sem uso para as farmácias de seis unidades de saúde, onde será preenchida uma ficha simples com informações sobre a origem do produto. “Os locais foram escolhidos estrategicamente seguindo alguns critérios como facilidade de acesso, horário de funcionamento estendido, especificidade dos medicamentos dispensados pela unidade e a presença de um profissional da área Farmacêutica”, acrescentou Villas Bôas.

Unidades que realizam o descarte de medicamentos:

PA 24 horas Jundiapeba
Rua Vereador Nito Sona, 1.745

PA 24 horas Jardim Universo
Rua Dom Luís de Souza, 136

PA 24 horas Vila Suíssa
Av. Ricieri José Marcatto, 310

Promeg - Secretaria Municipal de Saúde
Rua Manuel de Oliveira, número 30 – Mogilar

Ambulatório de Saúde Mental
Rua Coronel Souza Franco, 205 – Pq. Monte Líbano

Programa Municipal de DST/Aids (UAPS-2)
Rua Fausta Duarte de Araújo, 412 – Jardim Santista

Secretário municipal de Saúde, Paulo Villas Bôas de Carvalho, 
acompanhado da farmacêutica Aline Abib, explica sobre entrega 
informatizada e descarte correto de medicamentos

Fonte: Secom/ Mogi - 09/04/2013
Fotos: Guilherme Berti



Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV