Aula inaugural do “ProJovem” acontece amanhã em Ferraz
Marcada para às 19 horas, atividade terá à frente o prefeito de Ferraz, Acir Filló (PSDB), o vice do tucano, José Izidro Neto (PMDB), e a secretária de Promoção e Desenvolvimento Social, Denise de Oliveira Andrade
Para marcar o início do “ProJovem Trabalhador” em Ferraz de Vasconcelos será ministrada nesta quarta-feira (10 de abril) uma aula inaugural. A atividade será realizada a partir das 19 horas, no Montreal Eventos (rua Antônio Silvestre Leite, 150, Tanquinho). Com o projeto, mil pessoas vão frequentar três cursos, de forma gratuita, com direito à bolsa-auxílio, lanche e material didático.O prefeito de Ferraz, Acir Filló (PSDB), o vice do tucano, José Izidro Neto (PMDB), que também é secretário municipal de Habitação, e a secretária de Promoção e Desenvolvimento Social, a educadora Denise de Oliveira Andrade, ficarão à frente da aula inaugural. Durante a exposição, as lideranças vão compartilhar com os alunos inscritos as primeiras instruções sobre o programa, que é subsidiado pelos governos federal e municipal.
Em Ferraz, o “ProJovem” preencheu por completo 425 vagas para o curso de Administração, 225 para Telemática (Telemarketing e Informática) e 350 para Turismo e Hotelaria. Em caso de desistência, a vaga será repassada para os interessados, que aguardam numa espécie de fila de espera.
Todas as aulas serão ministradas de forma gratuita, três vezes por semana, durante seis meses. O público-alvo compreende jovens de 18 a 29 anos em situação de desemprego e que esteja cursando ou tenha concluído o ensino fundamental ou o ensino médio. Os alunos receberão, no decorrer do curso, lanche, bolsa-auxílio no valor de R$ 100, apostila e certificado de conclusão expedido pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Para Filló, colocar o “ProJovem” em prática é de extrema importância, já que o programa possibilita que o aluno seja capacitado tecnicamente, conquiste uma profissão e, muitas vezes, rápida colocação profissional:
“Quando o curso está prestes a ser finalizado, cerca de 30% dos jovens formados já são encaminhados ao mercado de trabalho. Isso é uma das possibilidades que oferece esse convênio entre a União e a municipalidade. A população ferrazense sabe o quanto lutei pelos jovens durante toda a minha vida. Agora, como prefeito, tenho a possibilidade de proporcionar muito mais a essas pessoas”, complementa o chefe do Poder Executivo.
Câmara
A viabilização do projeto de capacitação técnica em Ferraz também conta com o apoio do Poder Legislativo da cidade. O vereador Clenilson de Lima Dias (PSDB), o Quequê, por exemplo, é um dos grandes incentivadores do “ProJovem”.
O tucano, que teve a educação técnica como plataforma de sua campanha, defende que, além de oferecer aulas de qualidade para os jovens sem ônus, “o projeto abre portas, integra o cidadão na sociedade e estrutura a base familiar”:
“É, sem dúvida, um primeiro e importante passo. Dar oportunidade para que o cidadão seja capacitado e tenha emprego é significativo. Isso reduz as chances de o mesmo se entregar à marginalidade”, considera o parlamentar.
Fonte: Secom/ Ferraz - 09/04/2013