Prefeitura e igrejas de Ferraz discutem segurança amanhã


Com coordenação da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, encontro será realizado a partir das 19 horas, no Montreal Eventos; objetivo é discutir as normas de segurança necessárias para a operação adequada desses locais


A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos vai promover nesta sexta-feira (26 de abril) uma reunião com representantes dos templos religiosos do município. O encontro, que será realizado a partir das 19 horas, no Montreal Eventos (rua Antônio Silvestre Leite, 150, Tanquinho), tem como objetivo discutir as normas de segurança necessárias para a operação adequada desses locais. Os trabalhos serão coordenados pela Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana.

De acordo com o chefe da pasta, o bacharel em Direito e policial civil Carlos César Alves, todas as igrejas da cidade, independentemente da doutrina, devem atender à legislação para oferecer segurança aos seus fieis, sobretudo as que reúnem significativo público em seus cultos. Segundo levantamento prévio da municipalidade, a cidade abriga, atualmente, cerca de 500 templos religiosos. Contudo, parte considerável ainda está em desacordo com a lei.

“Vamos aproveitar essa reunião para dar início a um trabalho de recadastramento das igrejas. A intenção é finalizar esse mapeamento num curto espaço de tempo, para um melhor acompanhamento e fiscalização. Nossa intenção é identificar as deficiências e contribuir nas adequações”, observa Alves.

Segundo o especialista, as regras de segurança para os templos religiosos são, praticamente, as mesmas previstas para os estabelecimentos comercias. Entre os itens exigidos estão extintores de incêndio, comunicação para saída de emergência, brigada de incêndio e o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (A. V. C. B.). Emitido pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP), o documento certifica que a edificação conta com sistema de segurança contra um possível incêndio.

“Esse laudo nada mais é que um conjunto de medidas estruturais, técnicas e organizacionais integradas que garantem ao prédio um nível ótimo de proteção no que tange segurança contra incêndios e pânico. Isso tudo está previsto em lei e faz parte de processo de emissão de alvará de funcionamento, que, inclusive, precisa ser revalidado de tempos em tempos”, complementa Alves.

Outro ponto que será passado aos líderes religiosos de Ferraz na reunião de amanhã é quanto ao volume que as igrejas emitem durante seus cultos e que, por vezes, resultam em reclamação no Departamento de Posturas por parte da comunidade local:

“Assim, vamos orientá-los, também, a restituírem seus espaços com uma proteção acústica, para o som não vazar, caso seja necessário. Estamos nos colocando à disposição para estudar caso a caso, ajudar e ajustar algumas condições”, valida o secretário municipal de Segurança.

O prefeito de Ferraz, Acir Filló, reitera que o encontro de amanhã não servirá como apreensão ou punição, mas, sim, para prestar esclarecimentos e orientar os representantes das igrejas de Ferraz quanto às exigências previstas em lei e os caminhos que devem tomados rumo à adequação.

“Não estamos aqui para penalizar ninguém. Nosso compromisso primeiro é orientar. Com as adaptações necessárias, as igrejas vão melhorar suas instalações e, de forma sintomática, vão oferecer um ambiente ainda mais seguro para receber seus fiéis. Queremos evitar tragédias. Pelo País, temos ocorrências de acidentes que vitimaram centenas de pessoas. A prevenção ainda é o melhor caminho”, observa o chefe do Poder Executivo ferrazense.


Fonte: Secom/ Ferraz - 25/04/2013
Fotos: Jovino Souza

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV