“Dança Ferraz” atrai mais de mil pessoas


Mais de mil pessoas prestigiaram no sábado (4 de maio) o “Dança Ferraz”. A primeira edição do evento foi realizada pela Secretaria de Cultura e Turismo de Ferraz de Vasconcelos, entre 15 e 21 horas. Promovido em referência ao Dia Internacional da Dança, comemorado oficialmente no último dia 29, o encontro foi abrigado na área externa do Centro Cultural (praça dos Trabalhadores, s/nº).

O “Dança Ferraz” abarcou apresentações produzidas por sete academias da cidade. Ao todo, foram 60 coreografias, entre diversas modalidades, como jazz, street dance, balé clássico, dança de salão e dança do ventre. Cerca de 200 bailarinos (crianças, jovens e adultos) demonstraram seus talentos no palco montado no centro da cidade.

Como forma de difundir as atividades e valorizar a dança em Ferraz, bem como as academias do município e todos aqueles que atuam na área (professores e bailarinos amadores e profissionais), durante o sábado também foram ministradas aulas de vários ritmos. A ação foi aberta a pessoas de todas as idades. Não era necessário experiência anterior para participar.

As academias Arte Dança Arabesque, Rose Fitness, Estúdio de Dança Sayuri, Espaço Arte do Movimento, Picolli Talentos, Grupo Poison e Fabi Company foram as responsáveis pelas apresentações. Os espaços artísticos também participaram do evento idealizado pela Secretaria de Cultura de Ferraz com a exposição de fotos, de vídeos e de figurinos utilizados em seus espetáculos.

Segundo o secretário municipal de Cultura, Edson Pascotto, o objetivo da iniciativa foi, também, oferecer entretenimento para a comunidade, tornando as apresentações de dança acessíveis. O gestor ainda destaca o fato de esse tipo de projeto despertar o interesse pela prática da dança, sobretudo entre os jovens, e de estimular a atuação dos artistas locais, inclusive no aprimoramento de suas técnicas. Para a autoridade, o saldo é positivo:

“O trabalho que desenvolvemos na Secretaria de Cultura de Ferraz valoriza todo tipo de manifestação cultural. Assim, concedemos espaço para diversas atividades, inclusive a dança. De janeiro até agora, já promovemos várias ações no município que valorizaram a dança, a música, bem como exposições artísticas e teatrais. Enfim, queremos abraçar todas as formas de cultura e facilitar o acesso da população a elas. O sucesso do‘Dança Ferraz’, que atraiu mais de mil expectadores e 200 bailarinos, é mais uma prova disso”, ressalta Pascotto.

Acesso

Um dos maiores incentivadores da Cultura no município, o prefeito Acir Filló também participou do evento realizado no sábado. O político compareceu ao “Dança Ferraz” acompanhado de sua esposa, a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ferraz, a primeira-dama Viviane Vieira dos Santos, e da filha do casal, Beatriz.

Na oportunidade, o gestor comentou, animado, o desenvolvimento de vários projetos culturais nos últimos meses na cidade, como o “Cultura em Ação”, que entrou na semana passada em sua segunda edição, e a “Olimpíada Cultural”, que ainda está em vigência e tem a finalidade de revelar talentos dentro das escolas do municípios, nas categorias Música, Prosa e Poesia, Dança e Teatro:

“O ferrazense estava carente de ações como essa. Desde que assumimos o Poder Executivo, temos trabalhado para mudar essa realidade. Contudo, os projetos colocados em prática vão além de visibilidade da administração ou de alguns grupos. Nosso foco é garantir o acesso da população aos bens culturais, com direito à afirmação e à valorização de nossos artistas. Os eventos realizados pela Secretaria de Cultura servem, também, para demonstrar todo o talento do ferrazense nas mais diversas formas”, conclui o político.




Fonte: Secom/ Ferraz - 06/05/2013
Fotos: Will de Oliveira


Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV