Itaquá participa do 5º Encontro Estadual de Alimentação Escolar

No dia 16 de maio, houve o 5º Encontro Estadual de Alimentação Escolar, em São Carlos, promovido pelo Conselho Estadual de Alimentação Escolar do Estado de São Paulo com a participação de 274 municípios do Estado de São Paulo, com cerca de 1.200 pessoas entre, representantes dos poderes públicos, nutricionistas, funcionários de empresas parceiras do evento, além dos representantes comerciais que expuseram seus stands com diversos produtos da área de alimentação escolar. Foi reservada uma área com 2.200 m² e 9 horas de atividades voltadas à capacitação dos conselheiros e nutricionistas.
As palestras, programadas pelo Conselho apresentaram temas atuais de grande relevância como: Recomendações dos órgãos de fiscalização externa na execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar ─ Pnae, O novo sistema de prestações de contas: orientações práticas, A agricultura familiar: experiências bem sucedidas, O controle sanitário dos alimentos.
Já o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo ─ TCE-SP, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação ─ FNDE, e o Conselho Regional de Contabilidade ─ CRC-SP, realizaram plantões técnicos com a meta de esclarecer dúvidas. Quem participou conheceu os últimos lançamentos na área de alimentação escolar. A programação foi rica voltada para a capacitação dos conselheiros e nutricionistas.
O município de Itaquaquecetuba foi representado pelos servidores do departamento de nutrição: o diretor, David Cataldo Eboli; a nutricionista, Lilian Sayuri Kuriki e a nutricionista e membro do Conselho de Alimentação Escolar, CAE, Renata Ribeiro Caetano.
Segundo o Governo Federal do total dos recursos financeiros repassados pelo FNDE, no mínimo 30% deve ser utilizado na aquisição de gêneros alimentícios da agricultura e do empreendedor familiar.
Para a secretária de Educação, além da capacitação o encontro proporcionou a troca de experiências, conhecimentos relevantes para o município que se preocupa com a alimentação escolar oferecida aos alunos.

Por Fátima Cosmo - 25/05/2013
Foto: Divulgação PMI

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV