Programa Minha Casa Minha Vida atinge a marca de 3 mil famílias beneficiadas em Mogi

O prefeito Marco Bertaiolli, acompanhado da coordenadora municipal de Habitação, Dalciani Felizardo e de representantes da Caixa Econômica Federal, conduziu uma reunião do programa Minha Casa Minha Vida na manhã desta quinta-feira (23/05). Durante o encontro, ele anunciou para mais 280 famílias mogianas que elas foram selecionadas e receberão, em breve, as chaves da casa própria. São os beneficiários do empreendimento Jundiapeba I, que fica no distrito homônimo e deve ser entregue no mês de junho.

Após serem comunicadas da seleção, as famílias já puderam visitar as unidades do empreendimento, com auxílio e acompanhamento da construtora. Mais tarde retornaram ao Ciarte, mesmo local onde ocorreu a reunião da manhã, e realizaram o sorteio das unidades. O sorteio deu prioridade para idosos e deficientes, que puderam escolher primeiramente unidades térreas, e garantiu que cada beneficiário já saísse de lá sabendo exatamente em qual apartamento irá morar.

O empreendimento Jundiapeba I é o último a ser entregue da primeira fase do programa Minha Casa Minha Vida em Mogi das Cruzes. Com ele, a cidade chegará a marca dos 3 mil apartamentos entregues, o que corresponde a mais de 12 mil pessoas beneficiadas. Muitas delas, inclusive, moravam em áreas de risco, sem saneamento básico ou ainda ocupavam áreas particulares, vivendo sob o risco de despejo por vias judiciais.

É o caso, por exemplo, das famílias do São João, que financiarão unidades do Jundiapeba I. Com a entrega do empreendimento, esta e mais outra área da cidade – a beira do Rio Jundiaí – estarão erradicadas. Isto é, elas deixarão de ter ocupações subnormais e as famílias que nelas moravam passarão a residir em um local seguro e regularizado. Só da beira do Rio Jundiaí a Prefeitura transferiu 411 famílias.

O Jundiapeba I atenderá ainda 24 idosos e 23 deficientes. São exatamente 140 beneficiários da demanda específica e 140 da demanda geral. Estes últimos foram selecionados pela Prefeitura e pela Caixa Econômica Federal (CEF) seguindo os critérios normais do programa.

“Hoje estamos atingindo dois marcos importantes do programa. O primeiro é que estamos completando as 3 mil unidades entregues na cidade e o segundo é que a Caixa Econômica Federal está atingindo a marca dos R$ 500 milhões investidos só no programa Minha Casa Minha Vida de Mogi das Cruzes. Tenho convicção de que este é o maior programa da região metropolitana de São Paulo e, segundo dados da Caixa, é o segundo maior de todo o Estado de São Paulo”, destacou o prefeito.

O chefe do Executivo lembrou ainda da completa estruturação de bairros e distritos que a Prefeitura está promovendo para garantir ainda mais qualidade de vida aos beneficiários do programa. Em Jundiapeba, por exemplo, a Prefeitura acaba de assinar contrato para a construção de mais cinco creches, que criarão 240 vagas, e está construindo dois CEMPREs, que oferecerão 2 mil vagas em período integral.

A Prefeitura também já assinou contrato para a segunda fase do programa Minha Casa Minha Vida e tem garantida a construção de outras 2.144 moradias populares. (LMS)

Todas as 280 famílias selecionadas para o empreendimento Jundiapeba I compareceram hoje ao Ciarte e receberam a notícia de que em breve estarão na casa própria

Fonte: Secom/ Mogi - 23/05/2013
Fotos: Guilherme Berti


Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV