90% das reclamações recebidas na Ouvidoria de Ferraz são resolvidas

A Ouvidoria Geral da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos conta com novo comando. Desde o início do mês de maio, o departamento encontra-se sob a gestão da Chefia de Gabinete. Até então, a linha direta entre a municipalidade e o ferrazense era de responsabilidade da Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos, que, com a mudança, poderá dar prioridade a outras atividades, ao mesmo tempo em que a Ouvidoria será melhor administrada e, consequentemente, o cidadão será atendido com mais funcionalidade e praticidade.
Conforme explica o chefe de Gabinete de Ferraz, o economista João Roque, desde que seu departamento acolheu o setor de reclamações, há cerca de 20 dias, mais de 50 reivindicações foram feitas por munícipes. Deste número, 90% foram sanadas com rapidez. Totalmente ativo, o canal pode ser utilizado por qualquer pessoa maior de 18 anos que deseja protestar sobre serviços de responsabilidade da administração municipal, ou dar sugestões. Por telefone, o contato é feito pelo número 4647-7842, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
Há, ainda, a possibilidade de o ferrazense fazer sua reclamação pessoalmente no Paço Municipal (Avenida Rui Barbosa, 295, Vila Romanópolis). Importante lembrar que o nome do reclamante é mantido sob sigilo absoluto, bem como suas informações pessoais, como profissão, endereço e local onde trabalha. A contar da data em que foi feita a reclamação, o retorno para o munícipe é feito em até dez dias.
De acordo com a coordenadora técnica do Gabinete, Ester Fragoso Xavier Lima, muitas vezes, neste período, além de o setor já contar com a resposta para o reclamante, o problema, também, já foi sanado. Isso porque, conforme defende a gestora pública, a Ouvidoria também acaba facilitando o contato entre as diversas secretarias do governo do prefeito Acir dos Santos (PSDB), o Acir Filló.
"O intuito principal do departamento é promover, sem entraves, o contato entre a população e a Prefeitura, no que diz respeito às reclamações. Trata-se de um espaço aberto e democrático para os moradores da cidade. A população liga, a gente checa a veracidade das informações e, em seguida, encaminhamos a demanda para a pasta competente. Caso a solução ultrapasse o prazo de dez dias, o reclamante é comunicado. Importante frisar que a Ouvidoria cobra quem de direito até a solução do problema, que pode estar relacionado a atendimento na rede pública de saúde e de educação, no sistema viário e de infraestrutura, ou relacionado ao som auto de carros e de igrejas", valida Esther.
Visando incrementar ainda mais essa ponte entre a população e o Poder Público no que tange ao registro de reclamações, será criada, em breve, uma plataforma on-line, para que o ferrazense lance mão da Ouvidoria, também, via internet. Assim, as reclamações poderão ser feitas por meio de um endereço eletrônico específico, de forma muito mais ágil e funcional, sem burocracias.
Para João Roque, o cidadão que faz sua reclamação via Gabinete também ajuda a linha de frente da municipalidade a "fiscalizar os serviços prestados pela administração".
O prefeito de Ferraz faz coro com seu chefe de Gabinete e afirma que as reclamações que chegam até o governo contribuem para que serviços sejam aprimorados e que deficiências sejam minimizadas e sanadas, em prol da população ferrazense.
"É de extrema importância facilitar o acesso da Prefeitura ao cidadão, que é quem ajuda a cidade a evoluir. Por meio de uma reclamação ou indicação, conseguimos identificar os pontos que ainda precisam ser melhorados. É muito positivo ouvirmos o outro lado e nos colocarmos ao lado do munícipe, ajudando na solução de seus problemas e garantindo o bem-estar da população de Ferraz de Vasconcelos", finaliza o gestor.

Fonte: Diário de Suzano ed.: 9530 - 02 de junho de 2013
Foto: Divulgação

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV