“Mutirão da Catarata” faz 525 atendimentos em Ferraz

Organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, campanha foi realizada nos últimos dias 14, 15 e 22 de junho, no Centro de Saúde II (CS II); casos menos complexos e, também, os que necessitam de intervenção cirúrgica foram encaminhados para o devido tratamento

Mais de 500 pessoas foram atendidas em Ferraz de Vasconcelos durante o “Mutirão da Catarata”, promovido pelo Poder Executivo ferrazense, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Esse foi o saldo registrado entre os três dias de campanha, realizada no Centro de Saúde (CS) II (rua Japão, 120, centro), gratuitamente. Casos menos complexos e, também, os que necessitam de intervenção cirúrgica foram encaminhados para o devido tratamento.

Este foi o primeiro “Mutirão da Catarata” promovido pelo governo do prefeito Acir Filló. A ação foi realizada em 14 e 15 de junho (sexta-feira e sábado, respectivamente), e 22 de junho (sábado). Nos dois primeiros dias, 221 pessoas foram atendidas, entre 9 e 17 horas. No último dia, foram registradas 304 adesões, das 9 às 16 horas, totalizando 525 diagnósticos e as conduções necessárias para quem apresentou problemas de visão.

O “Mutirão da Catarata” teve como principal objetivo detectar deficiências relacionadas à catarata, que, em estágio mais avançado, prejudica sobremaneira a ação de enxergar e pode levar à cegueira. Feitos por ordem de chegada e sem necessidade de cadastro prévio, os atendimentos contemplaram pessoas de todas as idades, principalmente os mais idosos (a partir dos 60 anos) – público que desenvolve a doença com mais constância.

Com os diagnósticos feitos de maneira precisa, a municipalidade fez os encaminhamentos necessários. Aos casos confirmados de catarata e que necessitam de cirurgia foram sugeridos intervenção em clínica especializada. O procedimento será realizado gratuitamente. As ocorrências mais simples também serão assistidas sem ônus pela rede básica ferrazense. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, outros diagnósticos foram detectados nos pacientes avaliados, como, por exemplo, o glaucoma

O secretário de Saúde de Ferraz, Juracy Ferreira da Silva, avaliou o “1º Mutirão da Catarata” como positivo e ressaltou a importância da realização da ação para aqueles que sofrem com o problema de visão:

“Nossa campanha ofereceu oportunidade para que as pessoas, sobretudo as mais carentes, pudessem passar por consulta com oftalmologista. As que apresentaram problema mais sério foram encaminhadas para cirurgia, tudo de forma gratuita. Foram mais de 500 atendimentos realizados pela Secretaria de Saúde. Isso demonstra o comprometimento que a pasta tem com a população de mais idade, que apresenta maiores ocorrências de catarata.”, reitera o gestor.

Filló faz coro com o secretário municipal de Saúde, ao passo em que reitera que, nos próximos anos, outras ações semelhantes serão desenvolvidas na cidade que administra desde o dia 2 de janeiro, sobretudo em benefício daqueles que já passaram dos 60 anos e que enfrentam dificuldades para encontrar atendimento de qualidade:

“As pessoas mais idosas são, geralmente, as mais acometidas pela catarata. Contudo, a doença pode aparecer em jovens e em crianças, bem como em adultos, por vários motivos. Fico muito feliz que a administração municipal tenha atendido mais de 500 pessoas neste primeiro mutirão. Tenho um carinho muito grande pelo povo ferrazense e faço o que for necessário para melhorar a qualidade de vida de nossos munícipes. É minha obrigação como gestor e como ser humano”, ressalta o chefe do Poder Executivo ferrazense.

Fonte: Secom/ Ferraz - 24/06/2013
Foto: Will de Oliver

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV