Paço de Arujá sedia exposição “Os Maias”

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo promove até o dia 6 de julho, no Paço Municipal, a exposição \"Os Maias - Civilização e Cultura na América Pré-Colombiana\". A exibição, organizada pelo historiador Eduardo Vilela, pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O Paço está localizado na rua José Basílio Alvarenga, nº 90.



No local estão expostas réplicas da cultura maia, como adornos, peças de roupas, artigos musicais, máscaras, utensílios domésticos, estátuas, vasos e enfeites, dentre outros objetos característicos desta civilização. A exposição conta também com painéis informativos sobre o histórico maia, bem como dados sobre cidades, templos, calendário, músicas e escrita.

Cada item da mostra possui uma ficha explicativa. Todos os objetos são réplicas de originais que se encontram em museus e coleções particulares de arte maia. As peças foram trabalhadas pelo professor e artista plástico paulista Eduardo Vilela e têm a consultoria histórica assinada por Mauricio Schneider, doutor em arqueologia pela Universidade de São Paulo (USP).

Civilização

O povo maia se destacou na história, entre outras coisas, pela construção de templos, pirâmides e palácios, que demonstraram um grande avanço na arquitetura. Além disso, a cultura maia se conservou até os dias atuais como uma tradição espiritual e religiosa, cujos elementos são conhecidos fora das fronteiras da Guatemala.

Eduardo Vilela

Eduardo Vilela é formado na cátedra de História, em Santos, e estudou técnica de pintura a óleo e escultura em barro no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Sua criação envolve diversas técnicas: crayon, bico de pena, aquarela, pastel, acrílico, óleo sobre tela, escultura em terracota e gesso.
Atualmente, trabalha com projeto didático-cultural de exposição itinerante sobre o povo maia, exibindo réplicas de sua autoria em espaços culturais, shoppings, museus e escolas e criando coleções que formaram um “museu itinerante de réplicas”.

Fonte: Prefeitura de Arujá - 06/06/2013

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV