9ª Conferência de Assistência Social termina trabalhos com a participação de 400 pessoas em 2 dias em Suzano

A 9ª Conferência Municipal de Assistência Social terminou os trabalhos de dois dias hoje (26) com a participação de aproximadamente 400 pessoas que participaram da abertura e das discussões setoriais. O tema discutido este ano foi “A gestão e o financiamento do Suas – Sistema Único de Assistência Social”.

No último dia, houve as discussões mais importantes entre os participantes, que foram divididos em seis diferentes eixos temáticos: o cofinanciamento obrigatório da assistência social; Gestão do Suas: vigilância socioassistencial, processos de planejamento, monitoramento e avaliação; Gestão do trabalho; Gestão dos serviços, programas e projetos; Gestão dos benefícios e regionalização.

Segundo a chefe da pasta, Leonice Ramos Ferreira, a contribuição popular foi extremamente importante para o levantamento de propostas para a melhoria das políticas sociais da cidade. “Muitas ideias foram dadas e com este evento, sintetizamos as sugestões dos membros de cada entidade participante para que as propostas encaminhadas à Conferência estadual sejam de maior eficácia”, comentou.



O objetivo da Conferência Municipal foi analisar a situação atual dos programas e benefícios sociais, no intuito de propor diretrizes para gestão e financiamento do Suas, integrando o município, o Estado e a União. A população pode participar ativamente das decisões do grupo de trabalho.

Semanas antes do evento principal, a Secretaria municipal realizou quatro encontros preparatórios em grandes regiões de Suzano (Centro, Boa Vista, Palmeiras e Casa Branca) para descentralizar a discussão e preparar os usuários dos serviços de assistência social para participar da Conferência.

O resultado da reunião de hoje será enviado à Conferência Estadual, que será realizada nos dias 2 e 3 de outubro, em Atibaia. Já a etapa nacional e final acontece de 16 a 19 de dezembro, em Brasília.

Fonte: Prefeitura de Suzano - 26/07/2013
Fotos: paulino Fernandes

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV