Itaquá quer mostrar pontos turísticos aos estrangeiros

Prefeitura pretende aproveitar a visita de 500 jovens durante Jornada Mundial da Juventude

Castelinho usado durante Revolução de 32
(Foto: Mayara de Paula)
Foi lançado na semana passada, na Associação Comercial e Industrial de Itaquaquecetuba (Acidi), o "Plano Experimental Turístico" da cidade. O projeto é uma iniciativa da Secretaria da Cultura e Turismo, que visa preparar o município para a Copa do Mundo de 2014. Para dar início ao plano, a pasta irá aproveitar a visita de 500 jovens estrangeiros para explorar pontos históricos.

De acordo com a assessoria de Imprensa da prefeitura, os jovens, que chegam a Itaquá essa semana, deverão ficar hospedados nas casas de moradores itaquaquecetubenses até irem participar da Jornada Mundial da Juventude, que começa no dia 23, no Rio de Janeiro. Para o secretário de Cultura, Marcus Vinicius Lima, "o evento é uma grande oportunidade de vivenciar na prática um atendimento turístico e explorar essa vertente, já que existem planos de desenvolvimento histórico e turístico na cidade".

Durante a hospedagem, os jovens estrangeiros participarão de uma programação cultural que inclui passeios em diversos pontos históricos, tais como o "castelinho"; museu; igreja Nossa Senhora D´Ajuda; estação de trem Pinheirinho, museu da cachaça, ranário, entre outros locais. Após as visitações, os convidados participarão de uma tarde de apresentações de balé, danças e capoeira. Os visitantes também terão a oportunidade de conhecer as culturas populares como samba, maculelê, coral municipal e demais produtos da cidade.
Além da programação cultural, a Secretaria promoveu, em parceria com escolas de idiomas, um curso de capacitação básica para cerca de 30 servidores municipais das secretarias de cultura e turismo, trânsito e de segurança. Os funcionários públicos deverão recepcionar e prestar atendimento aos 500 jovens visitantes da cidade. De acordo com o diretor de Patrimônio Histórico de Itaquá, Elton da Silva Santana, o projeto é experimental. "Queremos melhorar o desenvolvimento turístico da cidade", comentou. - Lailson Nascimento

Fonte: Diário do Alto Tietê- 16/07/2013

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV