Prefeitura de Ferraz implanta rede coletora de esgoto após 18 anos de espera

Localizada em frente à praça dos Trabalhadores, área apresentava problema decorrente a um esgoto a céu-aberto, que facilitava a proliferação de ratos, de baratas e de outros insetos; Secretaria de Obras de Ferraz de Vasconcelos promete resolver a deficiência por completo em menos de três meses



Após quase três décadas convivendo com o mau cheiro e a proliferação de ratos, de baratas e de outros insetos provenientes de dejetos, os moradores da rua Padre Cláudio Junge, localizada na malha central de Ferraz de Vasconcelos, conquistaram, recentemente, solução para o problema. As tratativas estão sendo tomadas pela municipalidade, que promete resolver a deficiência por completo em menos de três meses.

A área que apresentava o grave inconveniente fica em frente à praça dos Trabalhadores, numa rua sem saída. No local, havia um esgoto a céu-aberto, responsável pela situação, que tirava o sossego da comunidade local. De acordo com o secretário municipal de Obras, o arquiteto Antonio Carlos dos Santos Ferreira, o Carlinhos, as obras de implantação da rede coletora de esgoto deverão ser concluídas até segunda-feira (22 de julho).

O gestor explica, ainda, que, para atender a reivindicação dos moradores e resolver definitivamente a deficiência, a via Padre Cláudio Junge está recebendo um prolongamento da rede de esgoto já existente na avenida Brasil. A intervenção liga um ramal de tubulação com a rua que apresenta o problema e que, até então, não contava com esse equipamento:

“Fomos procurados pelos moradores do entorno em abril deste ano. Na oportunidade, eles nos informaram que, há 18 anos, reivindicam a rede de esgoto para o local. Procuramos a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, a Sabesp, para saber se havia no cronograma da empresa um projeto de implantação do sistema naquela rua. Como não tivemos retorno concreto, o prefeito Acir Filló determinou que a Secretaria Municipal de Obras elaborasse o projeto e colaborasse com a Sabesp. Foi exatamente isso que foi feito”, detalha Carlinhos.

Para a dona de casa Ivone de Oliveira Silva Angeli, moradora do local há 28 anos, faltou “força de vontade” dos órgãos competentes para resolver o problema da rua Padre Cláudio Junge. Agora, a ferrazense comemora as intervenções realizadas pelo Poder Executivo:

“Foram 18 anos pedindo para a prefeitura e para a Sabesp colocarem a rede de esgoto na nossa rua. Tanto uma quanto a outra sempre alegaram que não dava para fazer nada por aqui, porque a rua não tinha caída, entre outras desculpas. Nessa gestão, o nosso problema foi resolvido em menos de dois meses e meio. Assim, só temos de agradecer o empenho por parte do prefeito Filló (Acir Filló), do secretário Antonio Carlos e de seus assistentes”, declarou Ivone.

Fonte: Secom/ Ferraz - 17/07/2013
Fotos: Will de Oliver

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV