Prefeitura de Ferraz entrega duas unidades de Saúde nesta sexta-feira

Serão reinaugurados pela manhã o posto da Vila São Paulo e o Centro de Fisioterapia do Jardim Castelo; ambos endereços receberam melhorias significativas, com direito à instalação de um laboratório de imagens e uma academia ao ar-livre

Foto: Will de Oliver
O prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir Filló, fará a entrega à população de duas unidades de saúde que passaram por recente reforma. Serão reinaugurados pela manhã o posto da Vila São Paulo e o Centro de Fisioterapia do Jardim Castelo. Ambos endereços receberam melhorias significativas, com direito à instalação de um laboratório de imagens e uma academia ao ar-livre.

Foto: Will de Oliver
A entrega da UBS da Vila São Paulo será realizada às 10 horas. O posto funciona no número 386 da rua Vinícius de Moraes e atende pouco mais de 200 pacientes por dia. Já o Centro de Fisioterapia do Jardim Castelo opera na rua Miguel Dib Jorge, 147, em bairro homônimo. A reinauguração está marcada para acontecer às 11 horas.

As duas unidades foram submetidas a alterações significativas em sua estrutura. A UBS da Vila São Paulo, por exemplo, teve sua parte interna modificada por completo. Os consultórios do prédio, que detém dois andares, sofreram diversas adequações. Na área superior foi instalado um laboratório de imagens, onde serão realizados exames de mamografia, ultrassom, raio-X, entre outros oferecidos de forma gratuita à população.

Foto: Will de Oliver
Já o primeiro piso do posto de saúde vai abrigar atendimentos clínicos e pediátricos e uma sala de vacinas. O local também foi equipado com uma academia ao ar-livre, que ficará disponível aos munícipes na parte externa da UBS.

De acordo com o secretário de Governo de Ferraz, Juracy Ferreira da Silva, o investimento empregado no posto de saúde gira em torno de R$ 250 mil, sendo que R$ 75 mil são provenientes da esfera federal. Para o gestor, por meio das melhorias, a municipalidade humaniza a rede básica:

Foto: Will de Oliver
“Estamos readequando a UBS da Vila São Paulo. Trata-se de um prédio construído há mais de 20 anos e que nunca sofreu alterações. Sendo assim, fizemos uma reforma total do equipamento, adequando-a enquanto UBS. Como a demanda reprimida é muito grande no município, montamos uma nova estrutura, com novos serviços. É dever do poder público proporcionar um serviço de qualidade ao cidadão. Essa é a filosofia do prefeito Acir Filló”, argumenta Juracy.


Centro de Fisioterapia

De acordo com a secretária municipal de Saúde, a advogada Tania Mara Porfírio, o Centro de Fisioterapia do Jardim Castelo, que também será entregue nesta sexta-feira, apresentava situação preocupante. Após uma vistoria feita no local logo no início da atual gestão, foi determinada a reforma da unidade, que recebeu nova fachada, pintura e novos equipamentos. Além de uma piscina, que vai servir para atendimentos terapêuticos.

Foto: Will de Oliver
Por dia, o Centro de Fisioterapia presta, em média, 212 pacientes. No endereço é oferecida ortopedia, fisioterapia respiratória, atividade laboral, reabilitação neurológica, Reeducação Postural Global (RPG) e acupuntura. A unidade também atende em domicílio 14 pacientes acamados que não podem se locomover para receber o tratamento especializado.

Para Filló, a melhora no atendimento de balcão, bem como no serviço clínico prestado, aliada a um espaço adequado para abrigar os tratamentos, é um dos principais objetivos de sua gestão. O gestor, inclusive, reforça que, antes mesmo de inaugurar novas obras na cidade, é preciso fazer com que os equipamentos que existem funcionem.

“Com novas estruturas, começamos um trabalho de humanização na saúde local. Assim, s profissionais estarão mais empenhados, trabalhando num local limpo, higienizado e com boa estrutura. Isso é nossa demonstração de respeito aos usuários, é um avanço na cidade. Ainda temos muito que fazer, porém, nesse primeiro semestre de trabalhos, já mostramos que estamos no governo para fazer a diferença”, explica o gestor.

Secom/ Ferraz - 17/07/2013
Fotos: Will de Oliver

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV