Projeto “Atleta na Escola” entra na fase Municipal amanhã em Ferraz

Atividades serão realizadas nesta quinta-feira (11 de julho), entre 8 horas e meio-dia, no Ginásio “Adão Dias dos Santos”; ao todo, 140 alunos, de 12 a 14 anos, representarão seis escolas ferrazenses durante o encontro

A rede de ensino administrada pela Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos vai participar, amanhã, do projeto “Atleta na Escola”. Idealizada pelo governo federal, a iniciativa vai entrar na etapa Municipal. As atividades serão realizadas a partir das 8 horas, no Ginásio “Adão Dias dos Santos” (estrada dos Bandeirantes, Núcleo Itaim). Ao todo, 140 alunos, de 12 a 14 anos, da rede representarão seis escolas ferrazenses durante o encontro.

As instituições de ensino que vão participar do “Atleta na Escola” nesta quinta-feira são Escolas Municipais de Educação Fundamental (Emefs). Para a abertura do evento, é aguardada a presença da secretária de Educação de Ferraz, Maria Aparecida Cervan Vidal, e do prefeito Acir Filló. Viabilizado pela União em parceria com as esferas municipais, o projeto tem como principal objetivo incentivar a prática esportiva nas instituições de ensino e democratizar o acesso ao Esporte.

O programa também tem como finalidade desenvolver e difundir valores olímpicos e paraolímpicos entre estudantes de educação básica, estimular a formação do atleta escolar e identificar e orientar jovens talentos. Durante o “Atleta na Escola” realizado este ano em Ferraz, a modalidade Atletismo será contemplada.

As competições, que vão ocorrer no “Adão”, das 8 horas ao meio-dia, serão divididas pelas seguintes categorias: Corrida de Velocidade – 75 metros, 100 metros, 1 mil metros e 3 mil metros; Salto em Distância; e Corrida de Resistência - 1 e 3 quilômetros.

O “Atleta na Escola” abriga quatro etapas consecutivas de competição, que teve início no dia 13 de maio: Fase Escolar, Fase Municipal, que estreia amanhã, e Fases Estadual e Nacional. Esta última deverá ser realizada entre setembro e novembro de 2013, em Natal, no Rio Grande do Norte, para alunos de 12 a 14 anos, e no Belém do Pará, para estudantes de 15 a 17.

A primeira etapa foi realizada em todas as instituições de ensino que demonstraram interesse em participar dos jogos. De Ferraz, 24 Emefs aderiram ao programa e competiram entre si, de 13 de maio a 9 de junho. Deste número, apenas seis escolas da municipalidade avançaram para a Fase Municipal: Educação Integral e Formação Pedagógica (Ediforp) I, Ediforp II, “Sara Tineue”, “Luciano Poletti”, “Myriam Penteado Rodrigues Alckimin” e “Prefeito Helmuth Herman Hans Louis Baxmann”.

Após os trabalhos desta quinta-feira, 32 alunos de Ferraz se credenciarão para a fase Estadual. Para a secretária municipal de Educação, a iniciativa do governo federal vem ao encontro de um projeto que já está sendo desenvolvido na cidade ligado ao Esporte:

“Trata-se do ‘Saúde na Escola’, que, além do incentivo ao Esporte por si só, busca a reorganização das questões nutricionais e de obesidade dos alunos. Por meio desta iniciativa, também temos o objetivo de encontrar jovens promessas no Esporte do município, ao passo em que alcançamos bons resultados”, explica Cervan.

Secom/ Ferraz - 10/07/2013

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV