Saiba como se comportar na hora de buscar uma vaga
Consultoria destaca ações que comprometem a sua atuação num processo seletivo
A Page Personnel, empresa de recrutamento do Grupo Michael Page, fez um levantamento sobre as principais atitudes que você não deve ter na hora de buscar uma nova vaga. “Não existe a fórmula ideal para encontrar a oportunidade de sua vida, ou para ser encontrado por ela. O que posso afirmar é que algumas atitudes podem ajudar muito mais se não forem feitas na hora da busca pela oportunidade”, afirma Sergio Sabino, diretor de Marketing do Grupo Michael Page para a América Latina.
Veja a seguir o que evitar para não causar uma má impressão ao recrutador:
1 - Mandar o currículo para oportunidades completamente diferentes mostra falta de objetivo. Ao agir assim, parece que você não sabe muito bem o que quer. É importante avaliar o seu currículo, perceber seu momento de vida e as experiências acumuladas para se candidatar de acordo com as suas qualificações e a sua trajetória profissional.
2 - Muito mais do que o currículo é avaliado na hora da contratação – o comportamento é fundamental. Ter uma postura amiga e informal demais pode influenciar negativamente, além de demonstrar falta de profissionalismo e imaturidade. Uma entrevista é uma reunião de negócios. Você está lá para vender seu conhecimento e suas características para a posição. Busque sempre o equilíbrio entre ser formal e agradável.
3 - É natural certa demora para receber um retorno da entrevista. Procure administrar a ansiedade e aguardar alguns dias antes de fazer um contato.
4 - Assim que você atendeu o telefone de um headhunter , o processo seletivo está valendo. As entrevistas por telefone não valem menos do que as presenciais. Se você não puder dar a devida atenção ao recrutador naquele momento, combine um horário para falar com calma.
5 - Saiba exatamente o que você pode oferecer e não superestime suas competências. Transparência em relação aos conhecimentos técnicos, idiomas e habilidades comportamentais é fundamental na busca de um emprego.
Fonte: ClickCarreira - 28/07/2013
Veja a seguir o que evitar para não causar uma má impressão ao recrutador:
1 - Mandar o currículo para oportunidades completamente diferentes mostra falta de objetivo. Ao agir assim, parece que você não sabe muito bem o que quer. É importante avaliar o seu currículo, perceber seu momento de vida e as experiências acumuladas para se candidatar de acordo com as suas qualificações e a sua trajetória profissional.
2 - Muito mais do que o currículo é avaliado na hora da contratação – o comportamento é fundamental. Ter uma postura amiga e informal demais pode influenciar negativamente, além de demonstrar falta de profissionalismo e imaturidade. Uma entrevista é uma reunião de negócios. Você está lá para vender seu conhecimento e suas características para a posição. Busque sempre o equilíbrio entre ser formal e agradável.
3 - É natural certa demora para receber um retorno da entrevista. Procure administrar a ansiedade e aguardar alguns dias antes de fazer um contato.
4 - Assim que você atendeu o telefone de um headhunter , o processo seletivo está valendo. As entrevistas por telefone não valem menos do que as presenciais. Se você não puder dar a devida atenção ao recrutador naquele momento, combine um horário para falar com calma.
5 - Saiba exatamente o que você pode oferecer e não superestime suas competências. Transparência em relação aos conhecimentos técnicos, idiomas e habilidades comportamentais é fundamental na busca de um emprego.