Cinco cidades do Alto Tietê participam de pesquisa do IBGE

Ação pretende ser uma amostra de como está a saúde no País.
Diversos municípios do Brasil integram iniciativa.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começa na segunda-feira (26) a Pesquisa Nacional de Saúde que vai envolver 1,6 mil municípios brasileiros. No Alto Tietê, cinco cidades vão participar da ação que pretende traçar um retrato da saúde no País. Os moradores de Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das CruzesSuzano receberão os pesquisadores em suas casas até novembro.

Os participantes responderão perguntas sobre hábitos alimentares, atividade física, consultas médicas, se usam o sistema público de saúde, se possuem convênio médico, entre outras questões. A pesquisa vai abranger todos os moradores da casa, mas um será sorteado e passará por exames, como aferição da pressão arterial, peso, altura, etc.

Segundo o IBGE não são todos os moradores da cidade que participarão do levantamento. Os municípios foram divididos em partes e alguns setores foram escolhidos. Os pesquisadores se apresentarão com um crachá e explicarão os motivos da pesquisa. Os dados servirão como uma amostra de como está a saúde no Brasil.

De acordo com Ivan Nogueira do Amaral, chefe da agência do IBGE de Mogi das Cruzes, todos os pesquisadores se apresentarão com crachá e vão explicar os motivos da pesquisa. Se o morador tiver dúvida, pode ligar para 0800-721-8181.

Do G1 Mogi das Cruzes e Suzano - 21/08/2013

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV