Governador garante reforço contra crimes ambientais em Ferraz

Durante encontro realizado na manhã desta segunda-feira (26 de agosto) no Palácio dos Bandeirantes, Geraldo Alckmin adiantou ao prefeito Acir Filló que mobilizará as Polícias Civil e Ambiental para atuar na cidade e, consequentemente, inibir a ação de infratores



Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (26 de agosto), entre o governador Geraldo Alckmin e os prefeitos do Alto Tietê, o chefe do Poder Executivo ferrazense, Acir Filló, cobrou providências do Estado no que reside os crimes ambientais que vêm devastando a Mata Atlântica do bairro do Cambiri. Na oportunidade, Geraldo Alckmin garantiu que vai mobilizar as Polícias Civil e Ambiental para atuar em Ferraz e, consequentemente, inibir a ação dos infratores.

O encontro do governador com as lideranças do Estado de São Paulo teve como pauta central o Programa de Despoluição dos Rios da Região Metropolitana de São Paulo. Ao lado do vice-prefeito de Ferraz e secretário municipal de Habitação, José Izidro Neto, e do secretário-adjunto de Comunicação, Miguel Leite, Filló acompanhou a apresentação do planejamento da esfera estadual para a recuperação do Tietê, por meio de ações como a universalização do sistema de esgoto e de água tratada e a retirada de famílias das áreas de mananciais.

O prefeito de Ferraz aproveitou a oportunidade para compartilhar com Alckmin as dificuldades que o município que governa, oficialmente, desde 2 de janeiro, tem para desenvolver fiscalização contínua contra o desmatamento e a proliferação de aterros clandestinos e de ocupações irregulares em áreas de mananciais e de proteção permanente. O gestor não deixou de falar, também, da ausência de efetivo e de instrumentos para combater os crimes ambientais, que vem crescendo, de forma significativa, na cidade, sobretudo, no bairro Cambiri, que abarca significativa fração da Mata Atlântica:

“A Guarda Civil Municipal (GCM) de Ferraz só conta com duas viaturas para fiscalizar todas as áreas de preservação que ainda restam no município. Mesmo realizando blitze constantes e verificando as denúncias que chegam a todo o momento, não é possível conter o alto número de infrações. Necessitamos, com extrema urgência, de apoio do Governo do Estado de São Paulo para incrementar as autuações e, também, as ações que versam a prevenção. Do jeito que está, não dá para ficar. Não temos pernas para atender a demanda”, argumentou o chefe do Poder Executivo ferrazense.

Antes de encerrar a reunião com os prefeitos do Alto Tietê, Alckmin, sensibilizado com as necessidades de Ferraz, fez um breve relato sobre as ações práticas que serão empreendidas por meio do Programa de Despoluição do Rio Tietê e se comprometeu, pessoalmente, em agilizar o atendimento à cidade administrada por Filló quanto aos aterros ilegais e à devastação da Mata Atlântica:

“Vamos dar um fim nos aterros que foram abertos e colocados em operação de forma irregular no município, refazer a mata ciliar e determinar, também, uma perícia ambiental nos locais devastados de Ferraz. A Polícia Militar Ambiental vai atuar com mais eficácia em conjunto com a Polícia Civil nesta cidade, para investigar e prender todos esses criminosos. Precisamos inibir este tipo de ação”, garantiu o governador.

Por determinação de Alckmin, o secretário da Casa Civil, Edson Aparecido, agendou uma reunião para quarta-feira (28 de agosto) entre Filló e o chefe do Executivo do Estado. O encontro servirá para que o prefeito ferrazense compartilhe demais demandas do município que administra:

“Vamos ter uma reunião mais direcionada sobre os diversos problemas de Ferraz. Não tenho dúvidas de que o governador, que tem contribuído, e muito, com nossa cidade, desde que assumi o Poder Executivo ferrazense, vai nos atender, prontamente”, destaca Filló.

Secom/ Ferraz - 27/08/2013
Foto: Miguel Leite

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV