“Palavra Cantada” passa a valer na segunda-feira em Ferraz

Os 18 mil alunos da rede municipal de ensino já começaram a receber livros, CDs e DVDs referentes ao projeto, lançado oficialmente na noite de quarta-feira (7 de agosto), no Montreal Eventos; objetivo é facilitar o acesso de alunos à poesia e à ludicidade do mundo infantil

A Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos agendou para segunda-feira (12 da agosto) o início da utilização dos kits referentes à “Palavra Cantada”. Ao todo, 18 mil alunos da rede terão acesso a livros, CDs e DVDs do projeto, que foi lançado, oficialmente, na cidade, na noite de quarta-feira (7 de agosto). O start oficial foi abrigado no Montreal Eventos e contou com a participação do prefeito Acir Filló. O objetivo da municipalidade ao aderir a iniciativa é facilitar o acesso de seus educandos à poesia e à ludicidade do mundo infantil.

Desde ontem (8 de agosto), a Prefeitura de Ferraz está trabalhando na entrega dos kits do “Palavra Cantada”, que é produzido pela Editora Melhoramentos. Hoje (9 de agosto), 120 educadores do município, entre professores, coordenadores e diretores, participaram da última capacitação sobre o projeto. A exemplo da primeira, ocorrida no último dia 31, a desta sexta-feira foi abrigada na Educação Integral e Formação Pedagógica (Ediforp) II, na Vila Santo Antônio. A intenção é preparar os educadores de Ferraz para que aproveitem da melhor forma o material lúdico, que deve ser adotado em sala de aula a partir de segunda-feira (12 de agosto).

O “Palavra Cantada” tem como público-alvo alunos da educação infantil (4 e 5 anos) e do ensino fundamental I (6 a 10 anos). Idealizado pelos músicos Sandra Peres e Paulo Tatit, o projeto abarca à execução de músicas infantis contemporâneas, mas, ao mesmo tempo, lúdicas e poéticas, durante as disciplinas. Existente desde 1994, a iniciativa tem a finalidade de fomentar o gosto pela música, pelas brincadeiras, lendas e histórias que preenchem o imaginário da criança.

Durante o lançamento do “Palavra Cantada”, no Montreal Eventos, na noite de quarta-feira, Filló destacou que o material vai permitir que as crianças do município tenham acesso a um material de qualidade, “que as façam desenvolver o poder de criação”. Para o gestor, durante o seu desenvolvimento, o público infantil acaba tendo um contato maior com brincadeiras tecnológicas e agressivas e com repertório rico em apelo sexual, o que atrapalha sua formação intelectual:

“Seguramente, nossos alunos terão acesso a um material primoroso. O aprender brincando, principalmente por meio de músicas, gera uma consciência fonológica, além da questão da própria consciência corporal e da linguagem musical. O ‘Palavra Cantada’ é de grande valia para a municipalidade. Estamos, em suma, apostando numa melhor formação para nossas crianças”, complementou o gestor, que, na oportunidade, fez a entrega, pessoalmente, de alguns kits do projeto da Editora Melhoramentos a alguns alunos de Ferraz.

O Projeto

Destinado à rede pública de ensino, o “Palavra Cantada” foi criado com a intenção de contribuir com as escolas brasileiras a se adequarem às exigências da lei federal 11.769. Sancionada em 18 de agosto de 2008 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a legislação tornou obrigatório o ensino de música em sala de aula.

Secom/ Ferraz - 10/08/2013
Fotos: Will de Oliver

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV