Piaget dá bolsa de estudos para aluno do Pronatec

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Suzano e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) realizaram nesta sexta (09/08) a formatura de 55 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Como incentivo aos jovens, a Faculdade Piaget ofereceu uma bolsa de estudos parcial a um dos estudantes. A solenidade, realizada no Senai, marcou a conclusão dos cursos de assistente de planejamento e controle de produção e de auxiliar de contabilidade.



O diretor-geral da Piaget, Marcus Rodrigues, que participou do evento, disse que a instituição fará todo o esforço para cumprir o seu papel na inclusão social do acesso aos jovens à faculdade. Prova disso é que, além das bolsas ofertadas durante a campanha do vestibular, a Piaget aderiu ao programa de financiamento estudantil (Fies) sem fiador. “A Piaget sempre estará à disposição da Prefeitura de Suzano para ações que possam elevar a qualidade de vida da população”, disse. “Os formandos deram o primeiro passo para chegar ao mercado de trabalho de forma diferenciada. A Piaget sabe de sua responsabilidade e estenderá as mãos a esses jovens para que possam dar continuidade à caminhada”, acrescentou.

O prefeito Paulo Tokuzumi (PSDB) e a vice-prefeita Viviane Domschke Galvão de Oliveira entregaram certificados aos alunos. Tokuzumi, em seu discurso, disse que reverter o alto índice de desemprego na cidade é um dos desafios de sua gestão. Ele destacou também a importância de parcerias e de iniciativas na área educacional para a formação profissional: “A Faculdade Piaget tem prestado um serviço maravilhoso para os jovens e para a cidade”, afirmou.

A secretária de Assistência Social, Leonice Ramos Ferreira, disse que há muitos projetos em andamento e que a integração com outros setores da gestão municipal e o apoio de empresas, como a Piaget (que já ofereceu seu auditório para a realização de dois eventos da área de assistência social), são fundamentais.

O que é

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) existe desde 2011. Foi criado pelo governo federal com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica em todo o País. É destinado à população em situação de vulnerabilidade social e atende prioritariamente os beneficiários de programas federais de transferência de renda. O programa custeia o transporte e a alimentação dos alunos.

Em Suzano, são dez cursos, todos gratuitos, para quem tem, no mínimo, 16 anos e está registrado, ou em fase de registro, no Cadastro Único. As inscrições são feitas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e nos Centros de Referência Especializada de Assistência Social (Creas).

Outros cursos oferecidos, além daqueles da entrega de certificados desta sexta, são: soldador no processo eletrodo revestido, aço carbono e aço baixa liga; montador e reparador de computadores; eletricista de automóveis; operador de computador; auxiliar de padaria e confeitaria, soldador oxiacetilênico e serralheiro de materiais ferrosos.

Por Piaget - 10/08/2013

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV