Primeira-dama pede Escola da Moda para Ferraz

Durante evento realizado em Itaquaquecetuba na manhã desta quinta-feira (15 de agosto), presidente do Fundo Social de Solidariedade do município, Viviane Vieira dos Santos, solicitou projeto que oferece qualificação profissional gratuita; ofício foi entregue a representantes da primeira-dama do Governo do Estado, Lu Alckmin



A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ferraz de Vasconcelos, Viviane Vieira dos Santos, solicitou ao Governo do Estado de São Paulo a adesão do município ao projeto Escola da Moda, voltado à capacitação profissional gratuita. A esposa do prefeito Acir Filló protocolou oficialmente seu pedido na manhã desta quinta-feira (15 de agosto), durante encontro realizado em Itaquaquecetuba com as primeiras-damas dos municípios do Alto Tietê e da região do Grande ABC com representantes do Fundo Social de Solidariedade estadual.

Com o objetivo de apresentar às cidades os diversos convênios oferecidos pelo órgão presidido pela primeira-dama do Governo do Estado, Lu Alckmin, o evento foi promovido na sede da Secretaria Municipal de Promoção Social de Itaquá. Além de Viviane e de Joerly Nakashima, esposa do prefeito de Itaquá, Mamoru Nakashima, participaram da reunião as presidentes dos Fundos Sociais de Biritiba Mirim, São Caetano, Diadema, Guararema e Salesópolis. Santo André, Rio Grande da Serra, Suzano e Arujá enviaram representantes.

Os trabalhos foram presididos pelo assessor técnico de Gabinete do Fundo Social do Governo paulista, Romesnir Aparecido Borges Lima. Na oportunidade, Viviane, acompanhada da secretária municipal de Promoção e Desenvolvimento Social, Denise de Oliveira Andrade, protocolou com a autoridade um ofício solicitando para Ferraz uma Escola da Moda. Idealizado pela mulher do governador Geraldo Alckmin, o projeto prevê qualificação profissional e capacitação de agentes multiplicadores e de mulheres que queiram aprender um ofício.

Enquanto a esfera estadual disponibiliza três máquinas do tipo reta industrial, uma máquina de costura do tipo overloque industrial e 300 metros de tecido, o município, em contrapartida, assume o custeio do prédio, de profissionais e de insumos, além de ficar responsável pela gestão, por meio do Fundo Social.

Os núcleos de Escola da Moda existentes em várias cidades do Estado oferecerem gratuitamente cursos de Corte e Costura, Bordado em Linha, Bordado em Pedraria, Crochê e Confecção de Caixas. As aulas são ministradas em parceria com lideranças comunitárias e entidades sociais e duram dois meses. Participam maiores de 18 anos, sendo que, no processo de seleção, não é exigida escolaridade mínima.

“Ferraz é uma das cidades mais pobres do Estado de São Paulo e que abriga milhares de mães de famílias e demais ferrazenses que almejam participar de uma capacitação de qualidade, que possa garantir emprego digno. Se conquistarmos a Escola da Moda para Ferraz, poderemos formar trabalhadoras, para que as mesmas tenham como manter o sustento familiar e a alto-estima profissional”, argumenta Viviane.

Ainda durante o encontro realizado, hoje, em Itaquá, Lima, ao lado de Rosemary Alves Fortunado, orientaram as primeiras-damas presentes sobre a implantação de outros projetos sociais, como a Padaria Artesanal, a Escola de Beleza, a Horta Educativa, a Praça do Exercício do Idoso e o Geração de Renda. Todas as ações visam o resgate dos cidadãos que estejam em situação de vulnerabilidade social, oferecendo cursos rápidos que os preparem para a colocação ou recolocação no mercado de trabalho.

“Nossa intenção é divulgar e explicar para os municípios como os Fundos Sociais podem aderir aos nossos programas. Asseguro que a recolocação profissional de quem participa dos cursos é quase que imediata. Temos modificado a realidade de muita gente. Estamos à disposição para ajudar as cidades do Alto Tietê e do Grande ABC a investirem nessas ações”, reiterou o assessor técnico do Estado.

Secom/ Ferraz - 15/08/2013
Fotos: Will de Oliver

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV