Procon de Ferraz quer promover palestras para jovens
Órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos quer levar aos adolescentes ferrazenses noções sobre orçamento, economia doméstica e responsabilidades na hora de comprar ou de contratar um serviço; anúncio foi feito durante palestra realizada no Centro de Convivência do Idoso (CCI), sobre “Direito do Consumidor Idoso”, na sexta-feira (23 de agosto)
O Órgão de Defesa do Consumidor (Procon) de Ferraz de Vasconcelos planeja proferir palestras para os jovens consumidores da cidade. O objetivo é tornar o público juvenil mais consciente financeiramente. As informações foram obtidas durante palestra realizada na sexta-feira (23 de agosto), no Centro de Convivência do Idoso (CCI). Na oportunidade, o tema “Direito do Consumidor Idoso” foi debatido.
O encontro promovido, gratuitamente, pelo Procon ferrazense foi prestigiado por cerca de 40 idosos que frequentam o CCI. O órgão, vinculado à Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos, foi até o equipamento, que funciona na avenida Dom Pedro II, no Cambiri, a convite da Secretaria Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social. A finalidade foi compartilhar com o público-alvo as regras que pautam o universo do cliente com mais de 60 anos.
O tema “Direito do Consumidor Idoso” foi ministrada pela coordenadora do Procon ferrazense, Miriam Melchiori de Matos. Na oportunidade, a especialista falou sobre “Transporte – Vagas Especiais”, “Descontos aos Idosos”, “Empréstimo Consignado”, “Reserva de Vagas em Estacionamento” e “Compra de Produtos Fora do Estabelecimento Comercial – Prazos e Direitos”.
Fernanda Beságio Ruiz, procuradora do município, e a técnica e fiscal do Procon, a bacharel em Direito Juliane Gallo, também auxiliaram nos trabalhos empreendidos no CCI. Na ocasião, a equipe explicou aos idosos assistidos pelo equipamento público ferrazense como ser um consumidor consciente e como adquirir produtos e serviços sem ter nenhum tipo de problema.
Segundo explica Miriam, o público da melhor idade abarca, não de hoje, pessoas ativas, cada vez mais lúcidas, com maior expectativa de vida e com grande poder de consumo. Por outro lado, devido a este grupo ser formado por cidadãos mais vulneráveis, o mesmo é, muitas vezes, alvo de práticas abusivas, que induzem o idoso a consumir produtos e/ou serviços que não condizem com sua necessidade, ou que o faz gastar além do que seu orçamento permite:
“Na verdade, alertamos os idosos ferrazenses sobre o que acontece no mercado, no dia a dia, na rua. Os trabalhos foram proveitosos. Os idosos do CCI tiveram a oportunidade, inclusive, de sanar dúvidas importantes, não apenas sobre os direitos do consumidor, mas, também, sobre leis. De uns tempos para cá, o público da melhor idade tornou-se cliente em evidência, ativo e bastante consumista. Por isso, todo cuidado é pouco”, explana.
Ainda segundo a coordenadora do Procon de Ferraz, o departamento pretende promover uma palestra específica para os jovens ferrazenses. A finalidade é passar noções sobre orçamento, economia doméstica e responsabilidades na hora de comprar ou de contratar um serviço:
“Ainda não temos uma data definida, mas desejamos, o quanto antes, colocar esta atividade em prática. Nossa equipe já está, inclusive, desenvolvendo o projeto, de forma que possamos levá-lo para dentro das escolas. A intenção é falar sobre educação financeira e tornar os jovens de Ferraz mais conscientes, economicamente, durante seus atos de consumo”, finaliza Miriam.
O Órgão de Defesa do Consumidor (Procon) de Ferraz de Vasconcelos planeja proferir palestras para os jovens consumidores da cidade. O objetivo é tornar o público juvenil mais consciente financeiramente. As informações foram obtidas durante palestra realizada na sexta-feira (23 de agosto), no Centro de Convivência do Idoso (CCI). Na oportunidade, o tema “Direito do Consumidor Idoso” foi debatido.
O encontro promovido, gratuitamente, pelo Procon ferrazense foi prestigiado por cerca de 40 idosos que frequentam o CCI. O órgão, vinculado à Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos, foi até o equipamento, que funciona na avenida Dom Pedro II, no Cambiri, a convite da Secretaria Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social. A finalidade foi compartilhar com o público-alvo as regras que pautam o universo do cliente com mais de 60 anos.
O tema “Direito do Consumidor Idoso” foi ministrada pela coordenadora do Procon ferrazense, Miriam Melchiori de Matos. Na oportunidade, a especialista falou sobre “Transporte – Vagas Especiais”, “Descontos aos Idosos”, “Empréstimo Consignado”, “Reserva de Vagas em Estacionamento” e “Compra de Produtos Fora do Estabelecimento Comercial – Prazos e Direitos”.
Fernanda Beságio Ruiz, procuradora do município, e a técnica e fiscal do Procon, a bacharel em Direito Juliane Gallo, também auxiliaram nos trabalhos empreendidos no CCI. Na ocasião, a equipe explicou aos idosos assistidos pelo equipamento público ferrazense como ser um consumidor consciente e como adquirir produtos e serviços sem ter nenhum tipo de problema.
Segundo explica Miriam, o público da melhor idade abarca, não de hoje, pessoas ativas, cada vez mais lúcidas, com maior expectativa de vida e com grande poder de consumo. Por outro lado, devido a este grupo ser formado por cidadãos mais vulneráveis, o mesmo é, muitas vezes, alvo de práticas abusivas, que induzem o idoso a consumir produtos e/ou serviços que não condizem com sua necessidade, ou que o faz gastar além do que seu orçamento permite:
“Na verdade, alertamos os idosos ferrazenses sobre o que acontece no mercado, no dia a dia, na rua. Os trabalhos foram proveitosos. Os idosos do CCI tiveram a oportunidade, inclusive, de sanar dúvidas importantes, não apenas sobre os direitos do consumidor, mas, também, sobre leis. De uns tempos para cá, o público da melhor idade tornou-se cliente em evidência, ativo e bastante consumista. Por isso, todo cuidado é pouco”, explana.
Ainda segundo a coordenadora do Procon de Ferraz, o departamento pretende promover uma palestra específica para os jovens ferrazenses. A finalidade é passar noções sobre orçamento, economia doméstica e responsabilidades na hora de comprar ou de contratar um serviço:
“Ainda não temos uma data definida, mas desejamos, o quanto antes, colocar esta atividade em prática. Nossa equipe já está, inclusive, desenvolvendo o projeto, de forma que possamos levá-lo para dentro das escolas. A intenção é falar sobre educação financeira e tornar os jovens de Ferraz mais conscientes, economicamente, durante seus atos de consumo”, finaliza Miriam.
Secom/ Ferraz - 27/08/2013
Foto: Will de Oliver