Prefeitura de Suzano criará Coordenadoria da Pessoa com Deficiência
A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Planejamento e Governo Comunitário, criará nos próximos meses a Coordenadoria da Pessoa com Deficiência. A proposta foi apresentada hoje (27) para o prefeito Paulo Tokuzumi e demais secretários municipais. O órgão será responsável por nortear políticas públicas em prol da pessoa com limitações em todo o âmbito do município.
A intenção é que a Coordenadoria atue em conjunto com outras pastas e também com os conselhos municipais, composto pela sociedade civil organizada. De acordo com o secretário da pasta, Vagner Pereira Pinto, será elaborado um Projeto de Lei Municipal que instaure oficialmente o órgão na cidade. “Já estamos em fase de criação dessa lei para que com o apoio da Câmara concretizemos a Coordenadoria”, disse.
Após entrar em vigor, a Coordenadoria da Pessoa com Deficiência estará apta a buscar convênios e outros tipos de parceria com o governo Federal e o Estado. Já pleiteando um primeiro projeto, o secretário da pasta representará o prefeito amanhã (28), na Universidade Mackenzie, na cerimônia de adesão ao programa Viver Sem Limite. O evento contará com a presença da ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, e será responsável por iniciar os trabalhos na cidade em busca de projetos que visam à pessoa com deficiência.
“Estamos bastante confiantes nesse novo projeto para a implantação de um órgão que cuidará de questões tão importantes como os direitos da pessoa com deficiência. Nosso primeiro passo será a implantação da lei por meio da Câmara e a adesão ao programa Viver sem Limite. Esperamos que dessa forma possamos trazer investimentos para a cidade, tendo em vista que a população de deficientes em Suzano é grande. Com certeza, será mais um passo muito importante na história da cidade”, destacou Tokuzumi.
O Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite foi lançado em novembro do ano passado com o objetivo de promover a cidadania, a autonomia e o fortalecimento da participação da pessoa com deficiência na sociedade, eliminando barreiras e permitindo o acesso aos bens e serviços disponíveis a toda a população. Desde então, o País tem promovido diversas ações estratégicas em educação, saúde, inclusão social e acessibilidade.
Fonte: Prefeitura de Suzano - 27/08/2013
Foto: Paulino Fernandes