Projeto Formando Cidadão será executado pelo município de Suzano a partir de outubro



O projeto estadual Formando Cidadão, que realiza atividades sócio-educativas com jovens que estão em liberdade assistida, será executado pela Prefeitura de Suzano a partir de outubro. Aproximadamente 60 adolescentes suzanenses são atendidos pelo programa que atualmente é coordenado pelo Instituto Beneficente Viva a Vida, através de uma parceria com a administração municipal.

De acordo com a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Leonice Ramos Ferreira, a execução do projeto passará a ser responsabilidade integral da prefeitura a partir de outubro por conta de uma normativa nacional. “Faremos um trabalho igual ou até mesmo melhor do que o realizado pelo Instituto Viva Vida”, disse. O governo estadual repassa cerca de R$ 20 mil mensalmente à Suzano para a realização desse programa que atende jovens encaminhados pela Vara da Infância.

Na tarde de hoje, o Instituto Beneficente Viva a Vida realizou, com em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e o Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), o fórum temático: Violência social – uma questão além dos muros da sociedade, que contou ainda com uma palestra ministrada pelo professor Ricardo Galhardo Blanco e com duas apresentações, uma cultural do grupo que integra o projeto “De bem com a vida” e uma da empresa Kimberly Clark, sobre o projeto “Pescar” (curso de formação profissional).

Para a vice-prefeita de Suzano e dirigente do Saspe, Viviane Galvão, o tema desse fórum está totalmente de acordo com a realidade vivida pelas “minorias” da sociedade. “A violência está, realmente, além dos muros, ou seja, no núcleo familiar, nas redes sociais, temos a violência física e a psicológica e até mesmo o preconceito”, argumentou.

O vice-presidente da Câmara de Suzano, Jessé de Almeida, discursou sobre o apoio da Casa de Leis para iniciativas desse contexto. “Eventos como esse são de muita importância para a cidade. A Câmara de Suzano coloca os 21 mandatos a disposição para que ações como essa sempre possam existir cada vez mais”, declarou. Também estavam presentes os vereadores Onadir Silva de Lima e Neusa do Fadul e o secretário de Planejamento e Governo Comunitário, Vagner Pinto, a presidente do Conselho Tutelar de Suzano, Jaqueline Esteves, o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS) e do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICAS), Carlos Alberto Santiago de Araújo, e a representante da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS) de Mogi das Cruzes, Viviane Lima, além de diversas entidades sociais suzanenses.

Fonte: Prefeitura de Suzano - 19/08/2013

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV