Sala de cinema será inaugurada em escola de Ferraz

Com capacidade para 40 alunos, espaço será entregue oficialmente na manhã desta quarta-feira (21 de agosto); cerimônia contará com a presença da secretária-adjunta de Educação, Marlene Drulis Oliveira, e do chefe do Poder Executivo ferrazense, Acir Filló



Será inaugurada amanhã (21 de agosto) a sala de cinema da escola Municipal de Educação Infantil (Emef) “Sara Tineue”. A instituição de ensino que funciona no Parque Dourado, em Ferraz de Vasconcelos, vai entregar o equipamento oficialmente às 10 horas. A cerimônia contará com a presença da secretária-adjunta de Educação, Marlene Drulis Oliveira, e do chefe do Poder Executivo ferrazense, Acir Filló. A unidade funciona no número 310 da rua David de Rogatis.

A ideia de se investir numa sala de cinema foi da diretora da instituição de ensino, a especialista em Gestão Escolar Andréa Carla dos Santos Schneider. A iniciativa, inclusive, é pioneira na cidade e, segundo a linha de frente da Secretaria de Educação de Ferraz, também se destaca no Alto Tietê. O espaço, que, até então, estava ocioso, foi reformado e recebeu os equipamentos necessários para atender o público escolar, hoje, formado por mais de 780 alunos de 6 a 10 anos, que frequentam do 1º ao 5º ano:

“Assim que assumi a direção da ‘Sara Tineue”, notei que havia um ambiente vago e mal aproveitado. Percebendo a carência das crianças que estudam na escola e que, por inúmeros motivos, não têm acesso a uma sala de cinema, resolvi por em prática este projeto. Vale lembrar ainda que, muitos estudantes nos questionavam quanto a uma possível excursão ao cinema. A partir dessa demanda, resolvi tirar o projeto do papel”, explica a gestora.

Além dos estudantes da unidade escolar, os de outras instituições de ensino serão contemplados com o projeto. Segundo Andréa Carla, a iniciativa também prevê a adesão das demais 28 escolas municipais, além das 22 creches que operam na cidade e da comunidade do Parque Dourado. Educativos, os filmes serão compartilhados durante o desenvolvimento das disciplinas, tendo espaço garantido na grade curricular:

“Construímos neste ambiente lúdico, com direito à utilização de películas educativas, toda uma estrutura que lembra, realmente, uma sala de cinema. O espaço é todo ventilado e tem capacidade para 40 alunos. Nossos planos é que os estudantes participem do ‘cineminha’ uma vez por mês, num período de duas horas. Após a exibição dos filmes, professores vão desenvolver atividades, como recontar as histórias, ou, até mesmo, recriar o que foi passado, por meio de ilustrações”.

Para o prefeito de Ferraz, Acir Filló, é importante que uma escola que atenda crianças do 1º ao 5º ano conte com espaços como uma sala de cinema. O gestor explica que, oferecer este tipo de atividade aos educandos possibilita que os mesmos exercitem a socialização e tenham acesso a material de cunho sócio-educativo de qualidade, além de tratar-se de instrumento fundamental de aproximação entre a comunidade e a escola:

“Assim, criamos um maior elo participativo. A escola tem de se descentralizar. Temos de levar a comunidade para dentro da instituição de ensino, tornando a unidade acessível. O lado educativo também será trabalhado durante a exibição de filmes e, posteriormente, com o desenvolvimento de atividades em sala de aula. O projeto ainda é bem-vindo para aqueles que não tem acesso a uma sala de cinema”, finaliza o gestor.

Secom/ Ferraz - 20/08/2013
Fotos: Will de Oliver

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV