Animais que não foram vacinados contra raiva este ano poderão receber a dose até sexta-feira (13) em Poá

Cães e gatos que ainda não receberam a dose da vacina contra a raiva podem ser vacinados até sexta-feira, dia 13. Embora a cidade de Poá já tenha feita a Campanha de Vacinação Antirrábica este ano, o governo do estado fez um repasse de 500 doses da vacina para aqueles animais que ainda não foram imunizados.

Recebem a dose os animais que ainda não foram vacinados este ano contra a raiva / Foto: Julien Pereira


Desde a segunda-feira, dia 13, os agentes do Departamento de Zoonoses foram em alguns bairros da cidade e montaram um estande de vacinação. De acordo com o cronograma, amanhã, dia 12, os agentes estarão no Complexo Esportivo Renato Barbieri (Campo do Água Vermelha), na Rua Brasil, em Calmon Viana. Na sexta-feira, último dia, a vacinação será no Jardim Nova Poá, na Escola Municipal Walkiria Jannoni Vieira, na Rua Manoel Ambrósio Silva, s/nº.

Segundo explicou a veterinária e coordenadora da Zoonoses da cidade, Alessandra Pereira Digenova Ramos, está é uma oportunidade para os donos que ainda não levaram seus animais para se vacinarem contra a raiva. Ela frisou que a imunização é de extrema importância, pois a raiva é uma grave doença, que pode afetar, inclusive, as pessoas. “Os cães e gatos que já foram vacinados este ano não precisam tomar novamente”, ressaltou.

Raiva

A raiva é uma doença grave causada por um vírus que ataca o sistema nervoso (cérebro, medula espinhal e nervos) dos animais mamíferos. O vírus é temporariamente eliminado principalmente pela saliva do animal doente e, geralmente, é transmitido quando o animal infectado morde, arranha profundamente ou lambe a pele lesionada de outro animal ou pessoa. Depois do início dos sintomas, os mamíferos normalmente adoecem e morrem, em média, em 10 dias.

Cronograma de vacinação

Dia: 12/09 – CALMON VIANA

Campo de Futebol Água Vermelha

Rua: Brasil x Rua João Moraca

Dia: 13/09 – NOVA POÁ

Escola Municipal Walkiria Jannoni Vieira

Rua: Manoel Ambrósio Silva, s/nº

Secom/ Poá - 11/09/2013


Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV