Estado garante três viaturas para Guarda Ambiental em Ferraz

Em reunião com o secretário estadual de Meio Ambiente, Bruno Covas, o prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir Filló, solicitou os automóveis para o efetivo, prestes a ser implantado no município; objetivo da corporação é zelar e fiscalizar as áreas ambientais da cidade, sobretudo as que envolvem córregos e Mata Atlântica, e inibir ocorrências criminosas nestas regiões



Ferraz de Vasconcelos será contemplada com três novas viaturas por parte do Governo do Estado de São Paulo. Os veículos serão utilizados pela Guarda Municipal Ambiental, prestes a ser implantada na cidade. A adesão foi estabelecida durante encontro realizado, recentemente, na Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, na capital. Na oportunidade, uma comitiva ferrazense solicitou ao chefe da pasta, Bruno Covas, os automóveis, entre outras reivindicações de âmbito ambiental.

O prefeito de Ferraz, Acir Filló, o vice-prefeito e secretário municipal de Habitação, José Izidro Neto, o secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, o bacharel em Direito e policial civil Carlos César Alves, bem como o bacharel em Direito Clóvis Caetano, até então secretário municipal de Verde e Meio Ambiente, participaram do encontro com Bruno Covas. Realizada na sede da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, em Pinheiros, a reunião também contou com a presença do presidente do Poder Legislativo ferrazense, vereador Luiz Fábio Alves da Silva, o Fabinho.

De acordo com Caetano, o gestor estadual se colocou à disposição para, brevemente, viabilizar as viaturas para Ferraz. Os automóveis, um total de três, serão utilizados pela Guarda Municipal Ambiental, que está para ser criada na cidade. O objetivo da administração ferrazense com a instalação do efetivo é contar com uma equipe específica para zelar e fiscalizar as áreas ambientais do município, sobretudo as que abarcam córregos e Mata Atlântica, e inibir ocorrências criminosas nestas regiões.

Segundo Covas, as viaturas serão liberadas e devem chegar a Ferraz dentro das próximas semanas. Ainda durante a reunião com o secretário estadual, a comitiva solicitou outras benfeitorias na seara ambiental para a cidade, como a instalação de uma unidade de preservação ambiental, um projeto de revitalização da Mata Atlântica, bem como monitoramento mais incisivo por parte da Guarda Florestal:

“Reivindicamos ao Governo do Estado que nos auxilie neste quesito. Temos uma porção significativa de Mata Atlântica em Ferraz, só que essas regiões, em sua maioria, fazem divisa com outros municípios. Assim, é importante que haja fiscalização, não somente em nossa cidade, mas, também, nos limites. A equipe técnica estadual do Meio Ambiente ficou de estudar nosso pedido”, explana Caetano.

A comitiva de Filló também solicitou ao secretário de Geraldo Alckmin ajuda na revitalização do Parque Nosso Recanto, localizado no Jardim Pérola. O chefe do Poder Executivo, inclusive, deixou claro que a intenção é promover melhorias nas quadras e em toda a estrutura do equipamento público. A inserção de uma pista de caminhada, de viveiros e de uma tirolesa e a plantação de árvores nativas também estão nos planos do governo municipal.

Segundo Filló, os requerimentos feitos ao Estado paulista foram intermediados pelo deputado estadual Pedro Tobias. Um próximo encontro já está pré-agendado entre os gestores de Ferraz e a equipe da Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo. A reunião deve ocorrer em outubro.

Secom/ Ferraz - 10/09/2013
Fotos: Will de Oliver

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV