Evento da Cultura de Ferraz vai homenagear Raul Seixas
Evento da Cultura de Ferraz vai homenagear Raul Seixas
Com entrada franca, “Toca Raul” será realizado no dia 29 de setembro (domingo), das 18 às 21 horas, no Centro Cultural (praça dos Trabalhadores, s/ nº, centro); três apresentações de bandas cover já estão confirmadas
A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos vai promover no próximo dia 29 (domingo) o festival musical “Toca Raul”. De responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura e com entrada franca, o evento será abrigado no Centro Cultural (praça dos Trabalhadores, s/nº, centro), das 18 às 21 horas. Três apresentações de bandas cover do saudoso Raul Seixas já estão confirmadas.
Segundo os organizadores do encontro, o objetivo é prestar uma homenagem ao cantor e compositor brasileiro. Considerado um dos pioneiros do rock brasileiro, o “Maluco Beleza” faleceu em 1989, vítima de uma pancreatite aguda fulminante - consequência de alcoolismo severo e diabetes avançada. A ideia da municipalidade ferrazense é que todo o último domingo do mês seja dedicado a um artista nacional, ou internacional. No mês de outubro, a banda Legião Urbana será reverenciada pelo governo do prefeito Acir Filló.
Três bandas covers já foram selecionadas pela Secretaria Municipal de Cultura para relembrar os sucessos de Raul Seixas em 29 de setembro. Os repertórios também foram definidos pela pasta e vai abarcar canções inesquecíveis, como “Gita”, “Ouro de Tolo”, “Maluco Beleza”, “Eu nasci há 10 mil anos atrás” e “Metamorfose Ambulante”. Segundo a Comissão Organizadora, ainda há espaço para a adesão de outros grupos que tenham repertório do músico brasileiro, que também ficou conhecido como “contestador e místico” e idealista da “sociedade alternativa”.
Os interessados devem procurar a Secretaria de Cultura de Ferraz (rua Pedro Foschini, 200, Vila Romanópolis) para se inscrever. Informações também podem ser obtidas pelo número 4674-7800 (ramal 785). A pasta funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O cadastro é gratuito.
“Nosso objetivo, por meio desta ação, é formar público para as bandas locais, ao passo em que concedemos oportunidade e espaço para nossos artistas. Temos de valorizar o que temos na cidade. O Centro Cultural, bem como a Concha Acústica, é da população. São espaços democráticos e de fomento cultural, além de servirem de vitrine para a classe artística”, argumenta o secretário municipal de Cultura, Edson Pascotto.
O chefe do Poder Executivo ferrazense frisa que, no que depender do seu governo, os artistas da cidade sempre terão espaço para compartilhar seus talentos:
“Ações culturais como esta serão constantes em nosso município. A finalidade é integrar e dar espaços aos jovens talentos de Ferraz, bem como conceder chance de eles enxergarem seus dons, para que, assim, invistam na carreira artística. A música é como o esporte, ou seja, tem papel fundamental na socialização do individuo e da comunidade. Por meio de projetos como estes, construiremos um município mais humanizado e preparado para o futuro”, destaca Filló.
Secom/ Ferraz - 16/09/2013
Foto: Will de Oliver