Expoá termina hoje com show da dupla Chitãozinho e Xororó

Evento reúne 38 estandes de venda de orquídeas e plantas ornamentais, além da exposição de 937 espécies

Visitantes elogiaram a variedade de plantas e flores
Foto: Amilson Ribeiro
Quem ainda não visitou a 41ª Exposição de Orquídeas e Plantas Ornamentais (Expoá) não pode perder o último dia da exposição hoje e se encantar com a beleza dos mais variados tipos de orquídeas e também aproveitar para comprar flores disponíveis a diversos valores. O evento ocorre até hoje, das 10 às 22 horas, na Praça de Eventos "Lucília Gomes Felippe", na avenida Antônio Massa, no centro. Além da exposição e venda de orquídeas e plantas ornamentais, esta edição conta com a Feira de Artesanato, o 4º Encontro Empresarial, uma praça de alimentação e o show da dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó, que encerra a Expoá. A apresentação tem início a partir das 22 horas.
São 38 estandes de venda de flores, sendo 29 de orquídeas e nove de plantas ornamentais. Além disso, há a área de exposição com 937 orquídeas, incluindo as vencedoras do julgamento técnico e popular, ocorrido na noite de abertura do evento. Neste espaço, haverá ainda apresentação circense e de piano para os visitantes durante todo o dia.
De acordo com o secretário de Cultura, Douglas Aspasio, que aproveitou o sábado para também passear no evento, a expectativa é positiva quanto ao movimento de pessoas. "Com a experiência de outros anos, devemos ter um maior fluxo de pessoas na parte da tarde, mas o movimento até agora já deixou os participantes bastante satisfeitos", disse.

As amigas Marisa Cortinas, de 71 anos, e Maria de Lurdes Andrade, 68, comparecem a todas as edições da Expoá e esse ano não poderia ser diferente. Elas gostam de ir à exposição para apreciar as plantas. "Adoramos ver a diferença entre elas, as cores, o perfume", comentou Marisa.
Quanto à Maria de Lurdes, ela não perdeu tempo e já levou uma orquídea para casa. "Com o passar dos anos, vamos tendo um olhar mais diferenciado, além de sentir que a cada edição, o evento fica mais bonito", destaca a visitante.


Julgamento

Para Anderson Shitara, da Associação de São Carlos, que fez parte da comissão julgadora, este foi o segundo ano que participou e o mais difícil em relação ao ano anterior por ter plantas de boa qualidade. "Os principais pontos que avaliamos estão incluídos na parte técnica da flor, como formato, textura, cor e conjunto", explicou.

São 11 categorias ao todo para julgamento, com plantas estrangeiras, nacionais, microorquídeas e híbridas, sendo cada uma representada por uma orquídea, exposta como vencedora. Há, ainda, a 12ª categoria, que foi escolhida por meio de votos da população. (Juliana Miranda)

Fonte: Diário do Alto Tietê - 08/09/2013

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV