Ferraz recebe “Viagem Literária” em outubro
Ferraz recebe “Viagem Literária” em outubro
A Secretaria de Cultura de Ferraz de Vasconcelos vai trazer para a cidade, no próximo dia 16 (quarta-feira), o programa “Viagem Literária”. De responsabilidade do Governo do Estado de São Paulo, a iniciativa será apresentada na Biblioteca Municipal “José Andere” (rua Sud Menucci, 203, centro), nos períodos da manhã e tarde. O objetivo central do projeto é fomentar a leitura por parte dos educandos e estreitar os vínculos entre a biblioteca e as comunidades locais do município.
Cerca de 60 crianças, de 6 a 9 anos, que estudam na rede municipal de ensino, serão contempladas com a apresentação do programa. A atriz Ana Luisa Lacombe, que trabalha há dez anos com narração de histórias, será a responsável pela apresentação de “Contos de Fadas Portugueses”. Os trabalhos serão desenvolvidos em dois horários, às 9 e às 14 horas.
Para o secretário municipal de Cultura, Edson Pascotto, a iniciativa que será colocada em prática pelo Poder Executivo ferrazense em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, em 16 de outubro, encontra grande receptividade, não apenas por parte do público, mas, também, de profissionais e de dirigentes do segmento:
A “Viagem Literária” integra um conjunto de ações que visa garantir o acesso à leitura e à informação de qualidade aos cidadãos. Lançado em 2008 pela esfera estadual paulista, a iniciativa percorre todos os anos dezenas de cidades paulistas, levando autores e contadores de histórias para a promoção de palestras, de oficinas e de bate-papos abrigados nas bibliotecas locais.
O prefeito de Ferraz, Acir Filló, ressalta a importância de se levar cultura e serviços sem ônus à comunidade em geral, inclusive os vinculados à cultura. O gestor, inclusive, diz apoiar, de forma incondicional, projetos literários e toda parceria firmada com o Governo do Estado de São Paulo que facilite o acesso da população a políticas públicas de atendimento:
“Desejo que todas as regiões de nosso município sejam contempladas com cultura, com atividades sociais e com tudo aquilo que possa promover o entretenimento, a cidadania e o bem-estar. Nosso objetivo é integrar a periferia da cidade ao centro e disponibilizar os equipamentos públicos para a população, principalmente no que diz respeito à literatura, que é tão importante para a formação da criança e do público jovem”, destaca o chefe do Poder Executivo ferrazense.
Secom/ Ferraz - 21/09/2013
Fotos: Will de Oliver