Número de queimadas aumenta 17% em Suzano, apontam bombeiros

Número de queimadas aumenta 17% em Suzano, apontam bombeiros


Até a última quarta-feira Suzano registrou 166 ocorrências de incêndio. O índice cresceu 17% em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados fazem parte de um balanço divulgado nesta semana pelo 2º Subgrupamento de Bombeiros. Ontem, o DS flagrou queimada em terreno na Estrada Padre Eustáquio, acesso à Rodovia Ayrton Senna (leia mais na Página de Polícia).
De acordo com a corporação, em 2012 foram registradas 138 ocorrências de fogo em coberturas vegetais. O número se refere ao período de junho a outubro. Já em 2013 são 28 ocorrências a mais. Contudo, o período conhecido como Operação Corta Fogo só terminará em outubro.
"Até agora já foram registradas 166 ocorrências. 17% a mais que 2012. Mas o programa de prevenção contra incêndio em coberturas vegetais só termina no final do próximo mês", destaca o Capitão Alexandre de Castro Costa.
A Operação Corta Fogo é realizada pelo efetivo do Corpo de Bombeiros com material específico em focos de incêndio em coberturas vegetais.
Além disso, a corporação realiza palestras de prevenção voltadas a órgãos públicos e escolas. "Falamos sobre a educação ambiental e atuação em caso de incêndios", conta Costa.
A punição para quem provoca incêndio em coberturas vegetais pode acarretar em prisão e multa pecuniária, conforme prevê a lei federal de crimes ambientais (9.605/98). As penas vão de seis meses a quatro anos de prisão, além de multa que varia entre R$ 500 e R$ 1 milhão.
Para evitar as queimadas os Bombeiros orientam a população a não atear fogo em situações como limpeza de terreno, vandalismo ou mato seco. Além de não acender fogueiras próximas a vegetações secas ou jogar bitucas de cigarro em mato seco e em rodovias, e não deixar as crianças brincarem com fogo. "Não se devem soltar balões, pois eles podem cair em locais de mato seco e também não pode realizar a queima de lixos", atenta.
Não realizar essas ações pode ajudar a prevenir a vida de seres vivos e do meio ambiente. Para denunciar quem provoca incêndios em coberturas vegetais, a população pode ligar para o Disque Denúncia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente: 0800-113560 ou para o Disque Denúncia da Polícia Militar Ambiental: 0800-0555190 e ainda para o 193 do Corpo de Bombeiros e 190 da Polícia Militar.

Fonte: Diário de Suzano ed.: 9620 - 15 de setembro de 2013

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV