Poá é líder no País em gestão fiscal, aponta Índice Firjan

Poá é líder no País em gestão fiscal, aponta Índice Firjan

Dados de 2011 da Federação das Indústrias do Rio mostram a que cidade tem boa qualidade de arrecadação

Poá conquistou a primeira colocação no ranking nacional do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF). Publicado ontem, o estudo produzido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) avaliou - por meio de uma série de indicadores - a qualidade da gestão fiscal de 5.164 cidades brasileiras, comparando dados relativos a 2010 e 2011. No Alto Tietê, Suzano foi o município que mais subiu posições nos rankings estadual e nacional durante o período (veja mais no quadro).

No estudo referente a 2010, Poá já havia conquistado a primeira colocação no Estado e a segunda no País, como o Dat informou em março de 2012. No ranking atual, divulgado ontem, a cidade assumiu a primeira posição nacional, registrando um crescimento de 0,44% em relação ao estudo anterior. A pontuação de 0,9618 é a maior do Brasil e a mais próxima de 1, valor considerado ideal. Dentro dos indicadores avaliados, a cidade recebeu a melhor classificação em todos os quesitos, característica restrita apenas a oito prefeituras de todo o País (Jeceaba-MG, Balneário Camboriú-SC, Barueri-SP, Piracicaba-SP, Porto Belo-SC, Caraguatatuba-SP e Caxias do Sul-RS, além de Poá).
Para produzir o estudo, a Firjan considera cinco indicadores, dentre os quais a receita própria, que mede a capacidade de arrecadação e a dependência das transferências de recursos dos governos estadual e federal de cada município; e a liquidez, responsável por medir os pagamentos residuais no final do ano e aquantidade de dinheiro em caixa para quitá-los na próxima gestão.

Região
Na região, cinco cidades, além de Poá, conseguiram avançar nos rankings estadual e nacional, sendo que Suzano foi a que mais conquistou posições, quando comparados os anos de 2010 e 2011. No primeiro estudo, a cidade estava na 1961ª posição nacional e na 350ª no ranking do estado. Em 2011, o município passou a ocupar a 1402ª no ranking nacional e a 236ª posição estadual.
Conseguiram avançar também Arujá, Mogi das Cruzes, Santa Isabel e Itaquaquecetuba, sendo que a última elevou posições só no estadual.

Por Lailson Nascimento

Fonte: Diário do Alto Tietê - 24/09/2013

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV