Prefeitura de Ferraz intensifica combate contra devastação de matas

Prefeitura de Ferraz intensifica combate contra devastação de matas

Durante operação realizada na manhã desta sexta-feira (27 de setembro), Secretarias de Obras, de Segurança e Mobilidade Urbana, de Verde e Meio Ambiente e de Habitação de Ferraz de Vasconcelos combateram invasões no Jardim Vista Verde, na região do Cambiri; balanço final da operação contabilizou 11 construções demolidas

Por meio de uma força tarefa formada por quatro Secretarias Municipais, a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos está intensificando a fiscalização no combate a invasões de áreas públicas e à devastação da Mata Atlântica da cidade. Imóveis que estavam em construção na Área de Proteção Permanente (APP) do Jardim Vista Verde, no Cambiri, por exemplo, foram demolidos no início da manhã desta sexta-feira (27 de setembro). Na oportunidade, os invasores ainda foram alertados sobre o crime ambiental cometido. De acordo com o subcomandante da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Guarda Civil Ambiental Municipal (GCAM), inspetor Ramos, as operações terão continuidade.

A força tarefa que atua no combate às ocupações irregulares e os crimes ambientais em Ferraz é formada pelas pastas de Obras, de Segurança e Mobilidade Urbana (que comanda a GCM e a GCAM), de Verde e Meio Ambiente e de Habitação. A equipe chegou em comboio, hoje, na região do Cambiri, por volta das 7h30. Após entrar na principal viela que dava acesso à ocupação do Jardim Vista Verde, o grupo localizou um imóvel em construção, que foi imediatamente demolido por uma das máquinas retroescavadeira da administração municipal.

Mais à frente, outras casas ainda em construção, incluindo um galpão de 400 metros quadrados que serviria, no futuro, para a instalação de uma loja de materiais para construção, foram derrubadas. De acordo com o secretário municipal de Segurança, o bacharel em Direito e policial civil Carlos César Alves, o balanço final da operação contabilizou 11 construções demolidas:

“Na verdade, outras blitze serão realizadas com mais frequência em Ferraz, não apenas nesse local, mas, também, em outras áreas da cidade. As denúncias, inclusive, podem ser feitas por meio do telefone 153, com sigilo absoluto, ou seja, a identidade do denunciante é integralmente preservada, ao passo em que colocamos uma equipe, de imediato, nas ruas para verificar a procedência da informação e, em caso de necessidade, aplicar as sanções previstas em lei”, lembra o chefe da pasta.

Segundo o prefeito de Ferraz, Acir Filló, a operação promovida por seu governo tem como principal objetivo coibir a ação dos estelionatários, popularmente chamados de grileiros, que comercializam pequenos lotes de terra (que medem, aproximadamente, cinco metros de frente por 25 metros de fundos) em áreas proibidas, de mananciais e ambientais, como é o caso do Jardim Vista Verde, no Cambiri.

“Quem faz isso é criminoso, estelionatário, que se aproveita de pessoas simples, que desconhecem a lei e que acabam sendo enganadas por essas quadrilhas. Desde o início do nosso governo, não temos tolerado a destruição de nossas matas e, por esse motivo, iniciamos em março um trabalho sério para esclarecer a população, que, antes de adquirir um terreno, ou uma casa, deve se informar sobre a situação do imóvel”, alerta o chefe do Poder Executivo ferrazense.

Secom/ Ferraz - 28/09/2013
Fotos: Will de Oliver

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV