Prefeitura de Suzano abre inscrições para 400 vagas na “Frente de Trabalho”
A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, abriu inscrições para candidatos beneficiários do Programa Emergencial de Auxílio Desemprego, denominado “Frente de Trabalho”. Ao todo, são 400 vagas que visam proporcionar ocupação, qualificação profissional e renda para trabalhadores desempregados que residem em Suzano.
A concessão da Bolsa Auxílio Desemprego terá um valor mensal de um salário mínimo nacional e será válida por seis meses, podendo ser prorrogada por igual período a critério da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, que coordenará o programa. Os cursos de qualificação profissional serão ministrados diretamente pelo Executivo Municipal ou por entidades educacionais, mediante convênio, cuja celebração fica autorizada pela lei em vigor (4.662/2013). Na ocasião, os beneficiários desenvolverão atividades de capacitação profissional e de cidadania, além de ações de incentivo e orientação no sentido de buscar o pleno emprego.
A secretária da pasta, Leonice Ramos Ferreira, reforça que as pessoas interessadas devem se atentar aos requisitos mínimos para o cadastro do programa: tempo de desemprego igual ou superior a 1 ano, desde que não aposentado, pensionista ou beneficiário da previdência social; residência fixa na cidade há pelo menos 1 ano e idade mínima de 18 anos. Leonice ressalta também que serão destinadas 3% do total de vagas dispostas para pessoas portadoras de deficiência, desde que não recebam benefícios previdenciários.
“É um programa que irá fortalecer as ações da política da Assistência Social na cidade de Suzano, amenizando a situação de vulnerabilidade enfrentada por grande parte das famílias suzanenses, além de proporcionar perspectiva profissional, melhorando a qualidade de vida. A Frente de Trabalho é um projeto de caráter assistencial. Estamos empenhados para darmos a oportunidade de uma qualificação aos beneficiários e futuramente garantir um emprego fixo de carreira”, ressaltou a secretária.
Para a organização do processo de inscrições, será feita a entrega de senhas que acontecerá nos dias 17 e 18 de setembro, das 8 às 10 horas. O atendimento ao público será das 9 às 13 horas, no Ginásio Municipal de Esportes Paulo Portela (Rua Barão de Jaceguai, nº 375 – Centro). Caso o número de senhas entregue seja superior a capacidade de atendimento, poderá haver prorrogação de horário do dia, bem como o atendimento das senhas distribuídas para o dia seguinte. A divulgação dos selecionados será feita até o dia 15 de outubro. Os candidatos selecionados para as vagas serão convocados de acordo com a conveniência e oportunidade administrativa e será obedecida a ordem classificatória.
Caso o número de interessados for superior ao número de vagas, a preferência para participação no programa será definida mediante aplicação dos seguintes critérios mínimos: menor renda per capta (resultado da divisão da renda familiar pelo número de membros da família); maior número de dependentes crianças e adolescentes até 16 anos completos; maior tempo de desemprego; maior idade e egressos penitenciários.
A participação do beneficiário no programa implicará na realização de atividades de limpeza, conservação, manutenção e restauração de bens públicos da Administração Municipal e de sua Autarquia como vias e logradouros públicos, além de bens de entidades assistenciais sem fins lucrativos e de outras secretarias municipais. A jornada de atividade no Programa será de 40 horas semanais já incluídas aquelas destinadas à freqüência no curso de qualificação profissional. O bolsista que tiver três faltas consecutivas seis intercaladas dentro do mês, no trabalho ou no curso, será desligado automaticamente do programa.
Fonte: Prefeitura Municipal de Suzano - 12/09/2013